Famed lança livro sobre Extensão e Promoção da Saúde

Publicação tem parceria com unidades de ensino da saúde da Ufal; Obra é dedicada à Antônio Piranema, ex-professor de Saúde Coletiva da Faculdade Medicina

22/03/2018 10h50 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h19
Convite para o lançamento do livro “A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde”

Cairo Martins - estagiário de jornalismo

O envolvimento de mais de 100 docentes, pesquisadores e estudantes das diversas áreas de ensino da saúde da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) resultou na segunda edição do livro “A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde”. A publicação, que homenageia o ex-professor Antônio Piranema, será lançada nesta sexta-feira (23), às 19h, no auditório da Casa da Indústria, no bairro Farol, em Maceió.

O nascimento de “A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde” se deu a partir de uma parceria entre a Faculdade de Medicina (Famed) e as outras unidades acadêmicas da área da saúde da Universidade. Josineide Sampaio, coordenadora de extensão da Famed, conta que a parceira vem sendo construída a partir da percepção das lacunas e da necessidade de expor os trabalhos realizados pelos professores e alunos dessas unidades. “Há a importância de registrar a extensão universitária para a formação do aluno e integração entre a comunidade e a universidade”, destaca Josineide.

Os textos, desenvolvidos a partir das pesquisas realizadas, trazem fatos e informações históricas com riqueza de detalhes e relatam experiências com grupos escolares, de idosos, de jovens e o impacto para os trabalhos desenvolvidos junto à comunidade. “O objetivo do livro não é para ser apenas um livro de prateleira, mas sim um livro de referência, onde os leitores possam encontrar algo que possam utilizar em seus projetos”, frisa a coordenadora.

A obra ainda homenageia o ex-professor da Faculdade de Medicina, Antônio Piranema. O professor “tem um lindo histórico como médico em saúde coletiva, desde a época dos assentamentos, onde ficou muito conhecido, e desenvolvia vários projetos de extensão com as comunidades no entorno da Universidade. Tanto em dias letivos, onde dava aulas nesses locais, como aos finais de semana. Ele era uma pessoa bastante conhecida pelo trabalho que desenvolvia”, finalizou Sampaio.

Esse é um trabalho de muitas mentes e muitas mãos unidas em prol de um objetivo. Foram 112 envolvidos, sendo 37 professores, 70  estudantes e 5 profissionais da saúde, da Faculdade de Medicina (Famed), Faculdade de Odontologia (Foufal), Faculdade de Nutrição (Fanut), Escola de Enfermagem e Farmácia (Ensefar), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), e o Instituto de Psicologia (IP) da Ufal.

Agência Júnior Batuque de Design ficou responsável pelos conceitos e peças gráficas do projeto. “Gostaríamos de parabenizar a Batuque, pelo carinho, atenção e trabalho bem feito, que conseguiu apresentar o conceito de capa, convites e marca páginas que foram aprovados em reunião pelos os autores”, agradeceu Josineide Sampaio em nome de todos os envolvidos.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde”

Quando: sexta-feira, 23 de março
Onde: Auditório Térreo da Casa da Indústria, Farol, em Maceió