Edufal destaca lançamentos de temática feminina

Nos lançamento da Bienal do Livro de Alagoas de 2017, alguns títulos tratam do feminino e suas implicações

08/03/2018 11h51 - Atualizado em 09/03/2018 às 13h05
Livros com temáticas femininas estão à disposição na Edufal. Fotos: Renner Boldrino

Márcia Alencar – Jornalista

Nesta quinta-feira, 8 de março, o mundo comemora o Dia da Mulher, com festas, homenagens e informações para o empoderamento feminino. A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) parabeniza a todas as mulheres e aproveita para destacar alguns títulos mais recentes que tratam do tema, lançados durante a Bienal do Livro de Alagoas de 2017, no mês de outubro, no Centro de Convenções de Maceió. Podem ser encontradas na sede da Edufal no Campus A. C. Simões e nas extensões da Editora no Campus do Sertão (Delmiro Gouveia) e no Espaço Cultural com descontos especiais durante todo mês.

Traduções da cultura – perspectivas críticas feministas (1970-2010), organizado por Izabel Brandão, Ildney Cavalcanti, Claudia de Lima Costa e Ana Cecília A. Lima, “é uma coletânea de caráter inovador que visa preencher uma lacuna observada no tocante às produções acadêmicas em tradução, especialmente em se tratando da reunião de um conjunto significativo de estudos muitas vezes dispersos e produzidos em línguas diferentes”. Segundo as organizadoras, a publicação mostra que um olhar mais focado na recepção e circulação desses estudos no Brasil envolve uma problematização acerca da relevância de textos feministas e do seu alcance, não apenas do ponto de vista de quem lê, mas, também, de quem questiona essa produção.

O Saúde atrás das grades – reflexão sobre a assistência no sistema prisional feminino, organizado pelas professoras Amuzza Aylla Pereira dos Santos, Karlayne Raynaux Vieira de Oliveira, Jessica de Melo Albuquerque e Marianny Medeiros de Moraes é uma obra com linguagem clara e fluente, fundamentada na melhor revisão de literatura sobre os assuntos que circundam o tema. Parte da história das prisões, passando pelas questões de gênero, sexualidade, maternidade e primeira infância no ambiente prisional.

A obra A gravidez pós-estupro – quais os direitos da mulher violentada? É de autoria da professora e enfermeira Regina Alves e pretende mostrar para a sociedade a importância do debate sobre a questão do abortamento pós-estupro e a imperiosa necessidade de salvaguardar a autonomia e os direitos humanos da mulher vítima de violência sexual.

Organizado pela professora Elaine Pimentel, o livro Criminologia e política criminal – perspectivas reúne estudos a partir de diferentes olhares e também aborda as questões processuais penais, sistema prisional, com reflexões que transitam entre a subjetividade da ação estatal, com a importante dimensão de gênero inserida nesse contexto.

Todos os lançamentos da Bienal do Livro de Alagoas estão com descontos de até 50% durante o Feirão do Livro da Edufal, que acontece até o dia 16 de março, na Praça dos Bancos no Campus A. C. Simões, em Maceió.