Curso de extensão em dança cigana está com inscrições abertas

Atividade é gratuita, oferece 20 vagas e o prazo vai até 10 de março

06/03/2018 09h30 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h27
Inscrições para curso gratuito de Dança Cigana vão até dia 10

Inscrições para curso gratuito de Dança Cigana vão até dia 10

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

Danças Ciganas: pesquisa e criação em Danças Étnicas é o novo curso de extensão que está com inscrições gratuitas abertas até 10 de março, pelo sistema acadêmico (Sigaa) da Universidade Federal de Alagoas. São 20 vagas destinadas a qualquer pessoa da comunidade, interessada em conhecer o universo das danças e etnias ciganas.

A atividade é coordenada e ministrada pela professora Kamilla Mesquita, da licenciatura em Dança. As aulas vão acontecer às quartas-feiras, das 14h às 15h30, na Sala 15 do Espaço Cultural, com início em 14 de março. Serão 40 horas/aula, encerrando no dia 30 de maio. 

De acordo com Kamilla, a proposta desse curso é abrir discussão crítica acerca do termo "dança cigana" e toda a pluralidade cultural relacionada a tal termo, embasada na contextualização e estudo prático de algumas das diversas danças de diferentes etnias ciganas. “Na proposta desta primeira edição trabalharemos as danças ciganas ibéricas [mais conhecidas como Rumba Gitana] e algumas danças do estilo Romanês, tais como a Dança Cigana Russa e as Danças Ciganas Romenas [Çingerica e Manele]”, ressaltou.

A programação do curso será dividida em três meses. O cronograma de março terá o que é Dança Cigana e possíveis origens do povo cigano; Rumba Cigana  e o contexto mítico de Santa Sara Kali; e Dança e relação com Objetos: leque e Saia.

Em abril, serão abordados: O estilo romanês: sapateados simples; Dança e relação com objetos: pandeiro e xale; e Dança Cigana Russa. Já em maio serão os temas Danças Ciganas da Romênia e contextos históricos; Cingerica: Dança Cigana do Norte da Romênia; e Manele: Dança Cigana do Sul da Romênia.

SERVIÇO

O quê: curso Danças Ciganas: pesquisa e criação em Danças Étnicas

Quando: 14 de março a 30 de maio

Horário: das 14h às 15h30

Onde: Sala 15 do Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu

Inscrições: até 10 de março