Cineclube Elinaldo Barros exibe grandes clássicos do cinema

Projeto de extensão da Ufal traz tragédias do cineasta Pasolini para o centro do debate

26/03/2018 18h28 - Atualizado em 26/03/2018 às 18h41

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Expressões Dramáticas (Neped), por meio do Cineclube Elinaldo Barros, promove o primeiro Ciclo Teatro e Cinema. A temática de estreia será a obra do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, um dos principais autores de releituras de obras que remontam os conflitos trágicos iniciados na Grécia antiga. O evento ocorrerá nos dias 29 de março, 12 e 26 de abril, na sala 12 do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas, às 16h.

A primeira exibição, dia 29 de março, será de Notas Para uma Oréstia Africana (1970), documentário baseado na trilogia Oréstia, de Ésquilo, sobre a colonização europeia na África. Dia 12, será a vez de Édipo Rei (1967), que se baseia na tragédia clássica de Sófocles. A última desta temporada, dia 26 de abril, será Medeia – a feiticeira do amor (1972).

Essas atividades de extensão são voltadas a servidores e alunos da Ufal e à comunidade em geral. São 120 vagas disponíveis, com carga horária de 15 horas. “As exibições serão uma oportunidade para os alunos do curso de Teatro e a comunidade em geral conhecerem e debaterem a obra desse tão importante cineasta, além de aprofundarem seus estudos e conhecimentos sobre as tragédias clássicas”, destacou a professora Ana Flávia Ferraz, que coordena o Neped junto com Otávio Cabral.

Cinecleube

O nome dado ao Cineclube faz uma homenagem ao professor e estudioso do cinema alagoano, Elinaldo Barros. “Ele é autor da mais importante obra sobre o cinema no Estado: Panorama do Cinema Alagoano. A proposta do Cineclube é criar um espaço de exibição de filmes que dialogue com os estudos interartes, promovendo reflexões que surjam dos encontros, aproximações e distanciamentos entre o teatro e o cinema”, disse a professora Ana Flávia Ferraz, que coordena o Neped, junto com Otávio Cabral.

O quê: Ciclo Teatro e Cinema: as tragédias de Pasolini
Quando: 29 de março e 12 e 26 de abril