Aula inaugural marca início da especialização em Assessoria de Imprensa

Na ocasião, estudantes acompanharam palestra sobre as perspectivas contemporâneas na área

07/03/2018 15h18 - Atualizado em 09/03/2018 às 18h58
Clayton Santos palestra na aula inaugural do curso de Especialização em Assessoria de Imprensa da Ufal (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

Clayton Santos palestra na aula inaugural do curso de Especialização em Assessoria de Imprensa da Ufal (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

Deriky Pereira – jornalista colaborador com Secom Maceió

Uma nova pós-graduação teve início na Universidade Federal de Alagoas. Desta vez, no curso de Jornalismo com a especialização em Assessoria de Imprensa. Para marcar a aula inaugural, o professor e atual Secretário de Comunicação de Maceió, Clayton Santos, ministrou palestra sobre as perspectivas contemporâneas em assessoria e discutiu sobre ferramentas de trabalho que auxiliam na produção de conteúdo.

“A criação deste curso é mais do que oportuna, uma vez que se propõe a estabelecer interação entre a universidade e o mercado de trabalho. As práticas de comunicação seguem uma dinâmica de atualização permanente, sobretudo nesse momento em que a cada dia surgem novos comportamentos modulados pelas novas tecnologias”, salientou Clayton.

O vice-reitor da Ufal, José Vieira, esteve presente na aula inaugural e destacou a relevância desta nova pós-graduação. “É um momento muito importante para o curso e temos a clareza que irá alavancar os estudos e as pesquisas na área da comunicação, um passo que poderá dar início à abertura de um mestrado, além de atender à demanda dos profissionais já formados que desejam aumentar suas graduações”, disse.

A coordenadora da especialização, Janayna Ávila, recordou que o curso partiu de uma demanda do próprio mercado, proposta pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e classificou aquela data como marcante.  “É um marco para nós que fazemos parte do COS, é a primeira turma de especialização em Assessoria de Imprensa da Universidade, com proposta diferente de outras existentes no mercado, onde a academia faz um reconhecimento aos profissionais da comunicação e ao mercado de trabalho”, comemorou a professora.

O jornalista e fotógrafo Américo Cavalcante é um dos alunos que compõem a primeira turma desta especialização. Formado pela Ufal, ele retorna à instituição para dar mais um passo em sua carreira e reflete sobre a importância do curso. “A oferta dessa especialização pela Ufal é uma grande conquista, visto que a Assessoria de Imprensa é uma das áreas que mais emprega comunicólogos em Alagoas, sem contar que é um ótimo ponto de partida para quem pretende seguir carreira acadêmica, por exemplo”, declarou.

Mara Almeida, jornalista e também formada na Ufal, viu a oportunidade de se qualificar. "[Quero] Parabenizar todo o corpo docente e a estrutura curricular do curso porque estão muito bons. Os professores são muito qualificados, são pessoas realmente especialistas em cada área. Houve uma junção legal de quem já está na Universidade, na teoria e de quem está ali na prática, no dia a dia do mercado. Isso vai acrescentar muito. A Ufal está de parabéns, foi um excelente investimento e eu só tenho escutado elogios de toda turma. Está todo muito feliz de fazer parte desse momento", afirmou.

Sobre o curso

Os trâmites para a criação desta especialização iniciaram em 2016 quando a equipe do Sindjornal procurou a reitora Valéria Correia e o vice-reitor José Vieira para discutir a implantação deste projeto. À época, a proposta foi bem recebida pela Ufal e encaminhada para análise no curso de Jornalismo sob a orientação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).

No ano seguinte, em 5 de junho, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a criação da pós para o curso de Jornalismo, que é vinculado ao Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca).

O curso lato sensu será na modalidade presencial e tem como objetivo propiciar a qualificação de jornalistas para a atuação em assessorias de imprensa, de empresas públicas e privadas, além de instituições do terceiro setor.

A grade curricular foi montada com carga horária de 387h e os docentes, confirmados. No total, são 15 professores que possuem experiências no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho. Desse total, oito são doutores, quatro são mestres e três são especialistas.