Aluno da Ufal estreia composição para guitarra e orquestra no Quinta Sinfônica

19/03/2018 08h00 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h21
Breno Pereira, da OSU para o Mundo

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

A Orquestra Sinfônica é um orgulho para os alagoanos e faz jus ao investimento feito pela Universidade Federal de Alagoas. A cada ano se reinventa e tem contribuído para revelar novos talentos. A temporada 2018 vai começar e, no próximo Quinta Sinfônica, Breno Pereira, aluno do curso de Música, fará solo de guitarra e vai estrear sua composição Serenata brasileira para guitarra e orquestra. Mas também terá um convidado especial, o capixaba Renan Simões, que será solista no violão clássico. O concerto será no dia 29 de março, às 20h, no Teatro Deodoro. A entrada é gratuita.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Orquestra mantém a temporada anual de concertos e segue sob o comando de Débora Borges, regente e professora do curso de Música, descobridora de talentos. Serão apresentadas três peças, duas delas inéditas. “Teremos duas estreias mundiais. As composições serão executadas pela primeira vez e o público alagoano conhecerá em primeira mão. Creio que também é a primeira vez que a guitarra vai fazer parte da OSU”, disse Débora.

O concerto começa com a peça Serenata brasileira para guitarra e orquestra, composta este ano, e solo de guitarra de Breno Pereira. Depois terá intervalo, e o Concerto for Lute, de Antonio Vivaldi, com solo de Renan Simões, no violão clássico. A última peça executada, também inédita, será Fantasia - concerto para violão e cordas, composta por Marcelo Rauta, em 2014, trazendo mais uma vez o solista Renan Simões.

Quem são os solistas

Breno Pereira

Aluno do curso de licenciatura em Música da Ufal, Breno apresenta sua primeira composição, inserindo a guitarra na orquestra. Ele define como obra nacionalista tendo por motivo as serestas dos boêmios românticos do Brasil de início do século 20. Serenata é uma manifestação musical de caráter sentimental quase sempre envolvendo pessoas enamoradas ou ‘dor de cotovelo’. Embora muitos elementos tragam à memória do público a música popular, a peça não deixa de ter o caráter de peça sinfônica”, revelou.

Breno atua nas área de teoria e filosofia musical, composição e arranjo, análise musical e musicalização para deficientes.

Renan Simões

O convidado Renan Simões é professor assistente no curso de Música da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró. Em 2015, lançou o CD duplo Capixaba (Secult-ES), e em 2014, a coletânea Renan Simões interpreta compositores do Espírito Santo. Sua peça Quatro miniaturas foi premiada com o Troféu Terezinha Dora, na Mostra do Compositor Erudito Capixaba 2010. Já apresentou diversos recitais solo e em duo com a violonista Sabrina Souza, além de concertos à frente da Orquestra de Câmara da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e da Orquestra Camerata Sesi, no Espírito Santo.

Também foi contemplado em concursos competitivos; ao todo foram 23 premiações, levando o primeiro lugar em vários deles: 1° lugar e melhor intérprete capixaba no 9º Concurso Nacional Villa-Lobos (Vitória/ES); 1° lugar e melhor intérprete de Fred Schneiter no 4º Concurso de Violão Fred Schneiter (Niterói/RJ) e 1° lugar e melhor intérprete de Obra Portuguesa no 11º Concurso Internacional Cidade do Fundão (Portugal), entre outros.

O quê: Quinta Sinfônica
Quando: 29 de março