Ufal recebe avaliadores externos para processo de recredenciamento

Setores e unidades acadêmicas prepararam-se para a avaliação

21/02/2018 12h10 - Atualizado em 22/02/2018 às 12h12
Auditório lotado para a primeira reunião ampliada com os avaliadores

Auditório lotado para a primeira reunião ampliada com os avaliadores

Lenilda Luna - jornalista 

Depois de uma grande mobilização de todos os setores e unidades acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas, que prepararam documentos e organizaram os espaços físicos e administrativos, a Ufal recebeu, na manhã desta quarta-feira (21), a equipe de avaliadores externos para o processo de recredenciamento. A recepção à equipe, composta por três professores de universidades públicas, indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (Inep) que faz as avaliações para o Ministério da Educação (MEC), aconteceu no hall e no auditório da Reitoria. 

Os três avaliadores vão ficar na Universidade durante três dias, visitando vários setores e conversando com segmentos da comunidade acadêmica, além de consultar a documentação exigida para o processo avaliativo. Segundo informa a Procuradoria Educacional Institucional, “o processo de recredenciamento previsto na Lei do Sinaes nº 10.861/2004, e conforme Decreto Federal 5.773/2006 e Portaria Normativa n° 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010 estabelece que as Instituições de Ensino Superior devem periodicamente, após processo regular de avaliação, renovarem seu processo de recredenciamento”. 

A recepção aos avaliadores contou com apresentações dos equipamentos culturais da Universidade, como o Coro da Ufal (Corufal) e as orquestras Sinfônica (Osufal) e Pedagógica (Opufal). Em seguida, representantes da Universidade reuniram-se no auditório, onde a reitora da Ufal, Valéria Correia, fez uma apresentação destacando a estrutura física e organizacional dos três campi, o crescimento e a consolidação dos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão, além das ações principais da Gestão. “Apesar das dificuldades com os cortes no orçamento das universidades, estamos trabalhando em conjunto para garantir a qualidade dos serviços prestados pela Ufal à sociedade alagoana. Esse é um compromisso institucional da gestão e de toda a comunidade universitária”, ressaltou a reitora.