Ufal e Prefeitura de Maceió firmam parceria para o desenvolvimento de práticas acadêmicas

Medida visa ampliar a atuação dos estudantes dos cursos de saúde em unidades do município

02/02/2018 08h18 - Atualizado em 05/02/2018 às 13h13
José Thomaz Nonô e Valéria Correia assinam termo de parceria. Foto: Ascom SMS

Ascom Ufal com informações da Ascom SMS

Após ser habilitada em edital de seleção, a Universidade Federal de Alagoas, junto com outras instituições de ensino, assinaram, nesta quinta-feira (1º) um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para regulamentar o desenvolvimento das práticas acadêmicas. A solenidade de assinatura aconteceu no auditório do órgão municipal e estiveram representadas todas as universidades e escolas técnicas habilitadas.

A parceria tem como objetivo conceder campos para o desenvolvimento das práticas acadêmicas aos estudantes e, de acordo com o secretário da pasta, José Thomáz Nonô, a iniciativa estimula o aprendizado e o contato com os pacientes atendidos pelo serviço público, amplia o conhecimento para os alunos e proporciona avanços no atendimento.

“A universidade pode ter um ensino de excelência, mas muitas vezes não oferece essa prática real que se faz necessária ao aluno. O estudante  precisa dessa vivência diária com o público real. É difícil para qualquer instituição de ensino ter seu próprio hospital, daí a importância dessa parceria. Além disso, os alunos têm um diferencial pelo vigor, ímpeto e disposição para trabalhar, têm gás, querem aprender e isso só traz ganhos para a população”, enfatizou o secretário.

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, disse que é importante ampliar a Atenção Básica e na Estratégia de Saúde da Família que atende a população mais vulnerável. Segundo ela, o convênio firmado representa mais integração para a oferta de serviços de saúde. “É um prazer estar aqui com demais reitores e demonstrar a nossa satisfação em fazer parte. É muito importante integrar as práticas acadêmicas e os serviços, compartilhar a experiência e fortalecer a saúde pública em Maceió”, destacou Valéria.

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira, informou que a instituição implantou este ano o primeiro curso na área de saúde e apoia a relação da academia com o mercado de trabalho. “Vivemos um novo momento onde se quebram paradigmas. Defendemos essa ideia porque não estamos formando o aluno para nós e sim para a sociedade. Só temos a agradecer a parceria da Secretaria Municipal de Saúde que nos abre as portas, de forma democrática e consciente”, destacou.

Em 2017, foram beneficiados 1.600 alunos com convênios firmados e este ano, a estimativa é que cinco mil alunos sejam atendidos com as práticas, entre residências, estágios, visitas técnicas e aulas práticas.

Assinaram também o convênio, representantes do Centro Técnico de Saúde Santa Bárbara, Centro Universitário Tiradentes (Unit), Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac), Sociedade do Ensino Universitário do Nordeste (Seune), Centro Universitário Cesmac, Escola Técnica Residência Saúde, Faculdade Estácio de Alagoas, Universidade Paulista, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura (FAT).