Ufal e Eletrobras vão garantir parceria para projetos de eficiência energética

A reitora da Ufal, Valéria Correia, esteve na Eletrobras definir as ações conjuntas

16/02/2018 20h16 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Reitora Valéria Correia ressaltou a importância dos projetos em andamento

Lenilda Luna - jornalista, com informações da assessoria da Eletrobras

A reitora Valéria Correia esteve na sede da Eletrobras Alagoas, nesta sexta-feira(16), acompanhada por Daniel Araújo e Felipe Paes, da equipe da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufal, para debater projetos importantes que a Universidade mantém em parceria com a empresa de distribuição de energia elétrica.

A reunião com o presidente da Eletrobras, Adjar Vieira Barbosa, foi solicitada pela reitora. “No último dia 8 de fevereiro, os acionistas da Eletrobras aprovaram a privatização da empresa. Diante deste quadro, precisamos ter a garantia de que projetos fundamentais para a Universidade e o Estado de Alagoas não vão sofrer descontinuidade”, ressaltou a reitora

Além da subestação de energia elétrica que será construída no Campus A.C. Simões para resolver os problemas de queda no fornecimento que prejudicam o funcionamento dos laboratórios, outro projeto estratégico é o que será financiado com recursos do edital de Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O edital garante o investimento de R$ 2 milhões, sendo R$ 133,3 mil na parte de iluminação,  empregando lâmpadas de LED, R$ 826,54 mil na mini-usina solar fotovoltaica e mais de R$ 1 milhão no projeto de pesquisa e desenvolvimento, nas temáticas de eficiência energética e geração distribuída solar fotovoltaica, totalizando R$ 2.125.425,60 de investimentos na Universidade.

Este projeto conta com a participação de funcionários da Eletrobras Alagoas e professores dos cursos de Engenharia Civil (Ctec), Engenharia da Computação (IC) e Engenharia de Energias Renováveis (Ceca), além de alunos de graduação e mestrado. “Com este projeto, vamos implantar a primeira mini-usina solar de Alagoas. Será uma inovação importante, que vai garantir economia de energia e sustentabilidade”, destacou a reitora Valéria Correia.

O presidente da Empresa garantiu que a parceria será mantida. “Vai ser possível sim a execução desse projeto que já está em andamento. Essa parceria com a Ufal é importante para a Eletrobras, que poderá, a partir da conclusão do mesmo, fazer o monitoramento das redes elétricas da Distribuidora. Além de que será importante também para Universidade considerando a viabilidade de aplicação dessa nova tecnologia”, destacou o diretor presidente da Eletrobras Distribuição Alagoas, Adjar Barbosa.