Seminário do Pnaic reúne formadores para avaliar resultados

Pacto pela Alfabetização atinge cerca de 12 mil professores de todos os municípios alagoanos

28/02/2018 12h57 - Atualizado em 01/03/2018 às 14h27
O vice-reitor, José Vieira Cruz, falou sobre o empenho da Ufal com o Pnaic

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

O Comitê Gestor Estadual para a Alfabetização e o Letramento realizou nesta terça-feira (27), no auditório da Reitoria, mais um Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O Comitê é composto pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Para o coordenador de formação do Pnaic, professor Elton Fireman, o Pacto tem sido uma ação com fortes características de cooperação entres essas instituições. “A Ufal está presente como instituição formadora, garantindo a capacitação de formadores de cada município e acompanhando as ações nesses locais”, explicou.

O Pnaic atua na Ufal desde 2014, com formações para os professores do 1º ao 3º  ano do ensino fundamental. Nesta edição, foi expandido para os professores da Educação Infantil e para os do Programa Mais Educação. No total, atinge diretamente cerca de 12 mil professores em todos os municípios alagoanos. “A palavra pacto me remete a compromisso. Compromisso dessas instituições educacionais em Alagoas que buscam juntos fortalecer as ações em prol da alfabetização das nossas crianças e adolescentes. De todos os programas governamentais, acredito que o Pnaic é o que mais resiste, mesmo com todos os cortes orçamentários e todo o descaso com a educação pública”, afirmou a professora Jusciney Carvalho Santana, coordenadora Institucional de Formação (Comfor/Ufal).

Na ocasião, o vice-reitor José Vieira reforçou que apesar das dificuldades, a Universidade tem colocado o máximo de empenho para que o Pnaic avance e aproveitou para convidar os professores para a 70ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece pela primeira vez em Alagoas, de 22 a 28 de julho. “Dentro da sua vasta programação, há um item colocado especificamente para os educadores, que é a SBPC Educação, uma oportunidade de formação, capacitação e de trocas de experiências”, finalizou.

Estiveram presentes na mesa de abertura do Seminário a representante da Undime, professora Zuleide Farias, e representando a Seduc, a coordenadora do Pnaic Wilany Félix.