Proex lança edital para 300 bolsas de extensão

Inscrições de propostas devem ser feitas no Sigaa até o dia 28

08/02/2018 12h13 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h15

Giselle Nascimento - jornalista colaboradora

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas divulga a abertura das inscrições para seleção de cem projetos de extensão do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext). Ao todo serão 300 bolsas no valor de R$ 400, sendo 150 bolsas para o Campus A.C. Simões, 96 para o Campus Arapiraca e 54 para o Campus do Sertão.

Para participar da seleção o projeto deverá ser coordenado por um docente ou técnico de nível superior cuja a proposta seja submetida no módulo de extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas –(Sigaa) e vinculada ao edital Proccaext até o dia 28 de fevereiro.

O edital disponibiliza o “Roteiro para Elaboração de Projetos de Extensão” no qual o coordenador deverá organizar sua proposta de acordo com itens constantes no roteiro e anexá-lo após preencher o formulário de cadastro do projeto no Sigaa. A comissão julgadora formada por um Comitê Ad Hoc avaliará as propostas de acordo com os critérios de pontuação especificados no edital.

Cada projeto contemplado terá direito a três bolsas com vigência de 18 meses. Para ser bolsista do projeto, o aluno deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação; apresentar disponibilidade de carga horária; ter média geral nas disciplinas cursadas igual ou superior a 5,0 e não receber outro tipo de bolsa de programas oficiais.

As propostas devem estar ligadas a uma das áreas temáticas definidas nacionalmente para a extensão tais como: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; economia e administração; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho. O objetivo geral do Programa é fortalecer a formação acadêmico-cultural e científico-tecnológica dos profissionais formados na Ufal, por meio da relação entre a Universidade e as comunidades que se encontram no seu interior ou no seu entorno, nos diversos campi, equipamentos culturais e municípios.

“Para nós que fazemos a gestão da Ufal, a extensão é o que caracteriza uma universidade socialmente referenciada, pois materializa a relação entre a universidade e a sociedade. Portanto este Edital, pautado na Política Nacional de Extensão Universitária, objetiva esse princípio e pretende apoiar os projetos que criem uma relação orgânica com as comunidades, em especial a comunidade do entorno. Esperamos que a comunidade Universitária se anime com esta possibilidade e submeta os projetos, pois mesmo em meio ao cenário de crise, a universidade pública e gratuita continua sendo uma grande referência para nossa população.”, salientou a pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 26 de março. Dúvidas pelo e-mail sigaaextensaoufal@gmail.com ou pelo telefone 3214 -1305.

Confira o edital aqui.