Gestão da Ufal negocia liberação de recursos para obras e reformas junto ao MEC

Audiência com o ministro Mendonça Filho foi intermediada pelo ministro alagoano Marx Beltrão

23/02/2018 10h24 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Audiência em Brasília com os ministros do Turismo e da Educação

Audiência em Brasília com os ministros do Turismo e da Educação

Lenilda Luna - jornalista 

A reitora da Universidade Federal de alagoas (Ufal), Valéria Correia, e o vice-reitor José Vieira foram recebidos em audiência pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante essa semana, em Brasília. A reunião foi intermediada pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. “O ministro é alagoano e esteve no gabinete da Reitoria, na Ufal, onde assumiu o compromisso de colaborar com as demandas da instituição junto ao Governo Federal”, explicou reitora. 

A audiência com o Mendonça Filho tratou de liberação de recursos para as Instituições de Ensino Superior em Alagoas. “Neste encontro, solicitamos a liberação de recursos de capital, para investimos nas obras da Ufal, como a conclusão da unidade educacional de Santana do Ipanema, a construção do prédio para o curso de Engenharia de Energias Renováveis e a construção de um bloco para os cursos de artes, no Campus A. C. Simões, a construção do prédio da unidade educacional de Penedo e a construção do Campus Litoral Norte”, detalhou Valéria. 

Outro projeto que foi apresentado pela reitora foi a implantação do curso de Engenharia Elétrica no Campus A.C. Simões. “Esse curso será implantado no campus aproveitando a infraestrutura dos cursos de engenharias que já existem na Ufal. O projeto pedagógico já foi elaborado e entregue ao ministro”, informou. 

Das obras discutidas nessa reunião, a construção de um campus em Penedo foi a que teve uma resposta mais próxima por parte do ministro da Educação. “O ministro Mendonça Filho tem agenda no Estado no início de março, para inaugurar obras do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na ocasião, ele deve anunciar o início da obra do Campus Penedo da Ufal”, destacou Valéria Correia.

O reforço no quadro de pessoal da Universidade também entrou na pauta. “Pedimos a liberação de todas as vagas pactuadas para a Universidade Federal de Alagoas. Precisamos contratar pessoal para o Centro de Ciências Agrárias (Ceca), que recebeu novos cursos, para o Campus Penedo e para o curso de Medicina de Arapiraca”, ressaltou a reitora. 

Já com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, a reitora Valéria Correia e o vice-reitor José Vieira reforçaram a solicitação já feita de liberação de recursos para a reforma do Museu Théo Brandão e para a construção de um complexo cultural no Campus A.C. Simões. “O projeto prevê a construção de um auditório multiuso que servirá como cinema, teatro e eventos acadêmicos. Beltrão ainda ficou de intermediar com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a construção de cinco quadras cobertas para os campi do interior e da capital”, adiantou Valéria Correia.