Estudantes da Ufal ganham viagem para workshop na Google São Paulo

Instituição foi a única a ter dois de seus alunos selecionados para a atividade

15/02/2018 10h39 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

George Calheiros – estudante de Jornalismo

Dois estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram selecionados para visita ao Google São Paulo, após serem selecionados em concurso realizado entre estudantes que se qualificaram a um certificado no curso Introdução à programação: Python para Jornalistas.

Os 15 participantes, entre alunos da graduação em Jornalismo e profissionais formados, tiveram seus trabalhos selecionados para um workshop presencial na sede do Google, que acontecerá no próximo dia 19 de fevereiro. Eles aplicaram o aprendizado obtido no curso para criar seus próprios programas e automatizar tarefas das suas rotinas jornalísticas.

Lucas Cavalcanti Maia se destacou pelo trabalho nomeado Facebook Hashtag Scrapper, que consiste em capturar hashtags públicas na rede social e catalogá-las em uma planilha. Já o estudante Lucas Thaynan Gomes dos Santos, foi selecionado por criar um programa especialista em clima/tempo, apelidado de ‘Maju’, que permite consultar pequenas matérias sobre o tempo em qualquer um dos 5.570 municípios brasileiros.

Por serem de fora do estado de São Paulo, os estudantes alagoanos vão receber uma bolsa viagem, que inclui passagens aéreas e ajuda de custo durante o período que estiveram na capital paulista para o workshop. A atividade será ministrada pelos instrutores do MOOC (Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course), Pedro Burgos e Álvaro Justen.