Edital abre vagas para mestrado e doutorado em Educação na Ufal

São 54 vagas para ampla concorrência e cotas de inclusão e qualificação de servidores

09/02/2018 11h52 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Ascom Ufal

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e a Coordenação do Programa de Pós-graduação (PPGE) stricto sensu em Educação da Ufal tornam público o edital do processo seletivo dos candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do Programa.

Serão ofertadas 54 vagas, vinculadas à área de concentração em Educação, sendo 38 de demanda social (ampla concorrência) e 16 para as demandas cotistas das políticas afirmativas (de inclusão e Plano de Capacitação e Qualificação dos Servidores da Ufal), das quais são distribuídas em quatro vagas para pessoas com deficiência, quatro para servidores , quatro vagas etnorraciais para negros e quatro etnicorraciais para índios.

As inscrições são gratuitas e realizadas de modo presencial na Secretaria do PPGE, no período de 26 de fevereiro a 7 de março, das 9h às 12h e das 15h às 18h. As etapas do processo seletivo envolverão: avaliação do projeto de pesquisa, prova escrita, arguição do projeto de pesquisa e análise de currículo, conforme cronograma detalhado no edital.

As vagas ofertadas estão distribuídas em cinco linhas de pesquisa: História e Política da Educação; Educação e Linguagem; Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação; Processos Educativos; e Educação e Inclusão com Pessoas com Deficiência ou Sofrimento Psíquico.

Para participar da seleção é necessário ter graduação ou ser concluinte em curso superior de Pedagogia ou áreas afins ou ter graduação em outras áreas de conhecimento, exigindo-se, nesse caso, experiência comprovada no campo da Educação. Para as vagas do doutorado em Educação, o candidato deve ter mestrado em Educação ou em outras áreas de conhecimento, desde que comprove experiência no campo da Educação, como por exemplo, no ensino escolar formal da educação básica e/ou superior, na educação não formal (movimentos sociais, hospitais, empresas, ONG), na gestão e assessorias na área e experiência de pesquisa e/ou produção de conhecimento acadêmico-científico em Educação. Para o doutorado será exigida, para fins classificatórios, comprovação da produção de conhecimento acadêmico-científico, como artigos científicos, livro/capítulo de livro e texto completo publicado em anais de evento na área de Educação.

Confira aqui o edital completo.

http://www.ufal.edu.br/utilidades/concursos-e-editais/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao-5

Clique aqui para mais informações do processo seletivo 2018

http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/cedu/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/selecao/2018

As aulas do PPGE iniciam em junho de 2018 e o coordenador do PPGE, Luís Paulo Leopoldo Mercado, destaca a importância deste processo seletivo por envolver grande número de candidatos em todos os processos seletivos realizados nos 16 anos de existência do Programa e pelo mestrado e doutorado em Educação da Ufal serem os únicos cursos públicos no Estado de Alagoas. Ele enfatiza o atendimento às políticas afirmativas com vagas étnico-raciais para negros e índios e políticas de inclusão de pessoas com deficiência. “Além de contemplar o Plano de Capacitação e Qualificação dos Servidores da Ufal, com três vagas para o mestrado e uma vaga para o doutorado em Educação é outro diferencial deste processo seletivo, que vem sendo adotado nos últimos anos”, comentou Mercado. O professor também destaca as mudanças realizadas nas etapas do processo seletivo, iniciando com a avaliação às cegas do projeto de pesquisa antes da etapa da prova escrita.

Clique aqui para mais informações sobre os cursos

http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/cedu/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao