Seminário discute contrarreformas e lutas trabalhistas

Evento ‘O Mundo do Trabalho e a Geografia’ será realizado no Campus do Sertão
Por Paulo Canuto - estudante de Jornalismo
06/12/2018 10h37
Arte de divulgação

A sede do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia, promoverá o seminário O Mundo do Trabalho e a Geografia, no próximo dia 13 de dezembro, a partir das 19h30. O evento visa debater sobre as reformas em curso, tanto as já aprovadas quanto as que estão na iminência da votação.

Três temas centrais irão nortear o seminário: Contrarreformas e a seguridade social, com o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), Gabriel Beltrão; Contrarreformas e a criminalização das lutas, com o representante do Movimento Sem Terra (MST), José Neto; e Contrarreforma e a precarização do trabalho, com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Pedro Pereira.

Será um noite de debate com a presença de representantes de sindicatos e movimentos sociais, que introduzirão o diálogo sobre as temáticas em questão, a exemplo da Reforma da Previdência, a Lei Trabalhista já aprovada e a Lei das Terceirizações, além de aspectos que levam a ideia de criminalização generalizada das lutas, explicam os organizadores.

O seminário faz parte do projeto de extensão O Mundo do Trabalho e a Geografia: Sertão de Alagoas e a dinâmica de acumulação de capital, que está em execução no Campus do Sertão da Ufal por meio do Grupo de Estudos em Geografia do Trabalho, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise Regional (Gepar/CNPq/Ufal), sob a coordenação do professor Lucas Gama Lima.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online clicando aqui.