Realizadores de filmes recebem troféus de carrancas em premiação

Iniciativa destaca que todos os 52 filmes selecionados são considerados vencedores
Por Ascom Circuito
03/12/2018 10h55 - Atualizado em 03/12/2018 às 11h19
Realizadores dos filmes selecionados receberam o troféu de participação. Foto: Ana Paula Pontes

Realizadores dos filmes selecionados receberam o troféu de participação. Foto: Ana Paula Pontes

A cerimônia de premiação dos melhores filmes do Circuito Penedo de Cinema foi realizada neste domingo (2), mas os representantes de cada produção exibida nas mostras competitivas do evento receberam uma singela homenagem ao longo da semana: um Troféu de Participação.

De acordo com o coordenador geral do Circuito, Sérgio Onofre, o troféu foi idealizado para simbolizar que todos os 52 filmes selecionados já são considerados vencedores pelo evento. “Quase batemos a marca dos 500 filmes inscritos, então eleger mais de 50 bons filmes desse montante já é considerado uma vitória. Temos 52 vencedores”, explicou Onofre.

Com a proposta definida, veio o questionamento sobre como ele seria. Foi aí que surgiu a ideia de o troféu ser em formato de carranca. A escultura de feições animalescas era usada na frente dos barcos para espantar os maus espíritos pelo caminho e hoje é um dos símbolos do Rio São Francisco.

O processo de confecção das carrancas envolve precisão, numa mistura de força e delicadeza a cada ferramenta usada para esculpir madeira. A partir de um bloco de 18 centímetros de cedro – madeira escolhida para o trabalho – o troféu ganhou forma por meio das mãos de Jeorge Santeiro, artesão de Penedo, que desenvolve o ofício há 38 anos.

Por meio do Circuito Penedo, o trabalho do santeiro chegou a diferentes cantos do Brasil. “É um prazer saber que pessoas vão levar para suas casas um trabalho meu. Quando perguntarem, vão dizer que são minhas”, comemorou Santeiro.