Projeto visa discutir política de forma dinâmica em escolas de Alagoas

'Prosa e Política na Escola' está em fase de construção e deve acontecer em quatro cidades do Estado
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
13/12/2018 10h43
Membros do projeto se preparam para levar conteúdo às escolas

A política é um aspecto que está presente diariamente em nossas vidas, porém nem todos a conhecem tão bem para defende-la. Pensando nisso, a professora Luciana Santana, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas, desenvolveu um projeto que tem o objetivo de levar a política para escolas estaduais de Alagoas e aplicá-la de forma dinâmica, para que os alunos e pessoas da comunidade ao redor se sintam atraídos à entender o tema.

Denominado Prosa e Política na Escola, o projeto, aprovado pelo Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProccaExt), busca abordar de forma mais leve assuntos como o funcionamento do sistema eleitoral, a função dos políticos nos diferentes cargos, a diferença entre um político eleito ou indicado, elaboração de políticas públicas, noções básicas de cidadania para saber como cobrar os direitos e porque temos deveres a serem cumpridos, saber o porquê ter política de cotas e a importância desse debate.

“As discussões não serão apenas chegar e ficar falando sobre política, a ideia é que a gente também se aproxime da linguagem desses estudantes. Então, a gente está pensando em recursos didáticos que possam ser levados tanto para orientar os professores nas suas aulas, quanto para fazer dinâmica com os estudantes”, disse Luciana, coordenadora do projeto.

De acordo com  a professora, serão aplicados diversos jogos, filmes, músicas, aplicativos e produções lúdicas feitas pelos próprios alunos. A ideia é que eles se sintam atraídos pelo conteúdo e passem a entender melhor o tema. “Toda a forma de relacionamento humano envolve política. A todo momento você está negociando, está barganhando e é importante também que dentro das escolas os estudantes tenham noções básicas de conceitos que estão no nosso dia-a-dia e que, independente se eles forem da área das humanidades ou não, eles precisam utilizar para sua vida rotineira. Eles têm que saber coisas básicas”, explicou a docente.

Atualmente, o projeto está em fase de produção dos recursos didáticos e elaboração de estratégias. Além disso, estão sendo selecionadas escolas de Maceió, Maragogi, Olho D’Água Das Flores e Arapiraca que tenham desempenhos satisfatórios e insatisfatórios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A proposta é que o projeto chegue até elas nos finais de semana dos meses de março e abril do próximo ano.

“Hoje as escolas cada vez mais têm menos espaço para as discussões políticas. A gente está em uma era onde se tem muita informação e pouco filtro. É importante ter esclarecimento em determinados conceitos da vida. Discutir política na escola deveria ser [recorrente] como a gente toma café, escova os dentes, já que tudo que a gente faz é oriundo de decisões políticas e toda nossa forma de relacionamento envolve a política, a barganha e a arte do conhecimento. É uma forma também de a gente desmistificar que a política é algo ruim”, defendeu Santana.

Além da professora Luciana, o grupo que está desenvolvendo as atividades é formado por cerca de 12 estudantes de Ciências Sociais, Design, Geografia, Jornalismo e Relações Públicas. E conta com apoio dos professores do ICS Welksson Pires e Emerson Oliveira, que são colaboradores.