Orquestra Sinfônica e Corufal fazem concerto de Natal no Teatro Deodoro

Apresentação gratuita encerra a temporada 2018 do projeto Quinta Sinfônica
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
18/12/2018 09h49 - Atualizado em 18/12/2018 às 09h51
Encerramento do Quinta Sinfônica será no dia 20 de dezembro

Encerramento do Quinta Sinfônica será no dia 20 de dezembro

Os concertos natalinos já são tradição para a Orquestra Sinfônica e o Corufal, mas, este ano, esses dois equipamentos culturais da Universidade Federal de Alagoas trazem algo diferente e prometem cativar ainda mais o público. O maestro Almir Medeiros fez novos arranjos para músicas do repertório tradicional e já conhecidas do grande público, além de incluir uma bela canção do compositor alagoano Eliezer Setton e um pout pourri do mestre Luiz Gonzaga. A noite especial será na próxima quinta-feira (20), às 20h, no Teatro Deodoro e a entrada é gratuita. Basta chegar uma hora antes para pegar os convites na bilheteria.

Com esse concerto natalino, a Coordenadoria de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão da Ufal encerra a temporada 2018 do projeto Quinta Sinfônica. “Organizamos um momento muito especial e com uma proposta diferente de anos anteriores, mas sem fugir dos temas tradicionais. Pedi ao maestro Almir Medeiros para fazermos uma grande noite de festa! O concerto está lindo e produzido para agradar à sociedade alagoana e quem visita nossa capital. Estão todos convidados!”, disse Ricardo Cabús, coordenador de Assuntos Culturais.  

Para definir o repertório, o maestro Almir Medeiros selecionou as principais canções natalinas que considera mais conhecidas e elaborou um pout pourri, com novos arranjos, dando um caráter sinfônico. “Realmente o concerto será diferente, não exatamente por conta das músicas, afinal, músicas natalinas, geralmente, são as mesmas, conhecidas no mundo todo. Mas, principalmente, pelo tratamento dado a estas músicas. Os arranjos são todos novos, preparados por mim, especialmente para esta ocasião”, explicou Medeiros. 

As demais músicas do concerto foram escolhidas de acordo com o repertório do Corufal. “Eu e Moisés [Evilásio, maestro do Corufal] resolvemos fazer partes do oratório O Messias, do compositor alemão, Georg Friderich Haendel. Também incluí uma linda canção de Flávio Venturini, adaptada do famoso Arioso, do compositor Johann Sebastian Bach, e também uma bela canção natalina do nosso compositor alagoano, Eliezer Setton, todos em arranjos feitos especialmente por mim para este concerto. Complementando o repertório ainda teremos o mestre Luiz Gonzaga em um belo pout pourri de suas canções”, completou o regente da Orquestra. 

Almir Medeiros quis fugir do concerto tradicional de fim de ano e, segundo ele, o público vivenciará momentos de muita emoção, contentamento, paz, confraternização e congraçamento. “Pensei num repertório que incluísse peças que não são exatamente natalinas, mas apresentam um caráter festivo e jubiloso que muito se adequam ao momento. Fazem parte desta escolha a Suíte Aquática nº 2, de Haendel, e a Ária Sleepers Awake, do compositor Johann Sebastian Bach”, acrescentou.

O concerto também terá narração explicativa do repertório, com histórias das obras e de seus compositores. A intenção é se aproximar ainda mais do público, contando as histórias de uma maneira didática para uma melhor compreensão das peças. O maestro aproveita para deixar uma mensagem ao público alagoano, se despedindo de 2018 e desejando boas energias para o ano que está chegando. “Num momento de tantas incertezas como este que estamos vivendo, desejo primeiramente que todos tenham esperança de dias melhores para suas vidas. Que mantenham uma atitude de otimismo frente aos desafios que estão por vir e que a paz, a saúde e a felicidade estejam sempre presentes na vida de todos”, destacou Medeiros. 

Quinta Sinfônica

O Quinta Sinfônica é realizado pela Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). Por meio desse trabalho são oferecidos concertos gratuitos para a comunidade, na última quinta-feira do mês ou, excepcionalmente na penúltima. Desde 2011, como um projeto de extensão da Ufal, mantém uma pauta permanente no Teatro Deodoro e, nos últimos anos, vem conseguindo apresentar um repertório de músicas eruditas e regionais e formar público para concerto.

SERVIÇO

O quê: Quinta Sinfônica - concerto natalino da Orquestra Sinfônica e do Corufal
Quando: 20 de dezembro
Onde: Teatro Deodoro
Horário: 20h
Entrada gratuita

Mais informações: 3315-5656 ou 3214-1541