Novo bloco de Comunicação Social é inaugurado na Ufal de forma calorosa

Estudantes, docentes e técnicos estiveram presentes para receber as novas instalações dos cursos de Jornalismo e RP
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
14/12/2018 09h41 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Inauguração do novo bloco de Comunicação Social. Foto: Renner Boldrino

Luta e conquista foram as palavras que marcaram a inauguração do novo bloco de Comunicação Social, a 27ª obra entregue pela atual gestão da Universidade Federal de Alagoas. A solenidade de entrega das novas instalações dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas aconteceu nesta quinta-feira (13) e contou com a presença da reitora Valéria Correia, do vice-reitor José Vieira, de professores, técnicos e estudantes.

“Cada inauguração que estamos compartilhando com a comunidade universitária é um momento de resistência e de defesa do serviço público e da universidade brasileira. É um momento de resistência, comemoração e alegria. Os cursos de comunicação são muito importantes para os tempos que virão, a gente está em um período em que o contingenciamento de recursos é uma realidade e pode ser mais grave, onde o pensamento crítico e autônomo da universidade está ameaçado, e nós temos que brigar e nos posicionar”, enfatizou a reitora.

O novo prédio que também acolherá os alunos da especialização em Assessoria de Imprensa custou mais de R$ 2 milhões. Para a Gestão da Ufal, esse é um investimento necessário e foi resultado de um esforço coletivo. “Entregar um prédio é também entregar sonhos. E esse sonho só tem sentido quando se tiver significado e significante”, defendeu o vice-reitor.

Também estiveram presentes a diretora do Instituto de Comunicação, Ciências e Arte (Ichca), Sandra Nunes; o superintendente de Infraestrutura, Dilson Batista; e os coordenadores dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, Ricardo Coelho e Manuela Callou. Além dos estudantes Rhayller Peixoto e Ana Maria Xavier, representando todos os outros, que foram os mais beneficiados com a entrega do novo bloco.

“A inauguração do nosso novo bloco é muito importante para a comunidade acadêmica em geral e, especialmente, para nós que somos discentes e docentes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Independente da nossa conjuntura e do que a gente tem enfrentado hoje, é muito bom ter esperança de um futuro melhor para todos que estão aqui. Eu acho que a abertura desse bloco é um símbolo de resistência da Comunicação Social em geral e dos profissionais que compõem a Ufal”, declarou o estudante de Jornalismo Rhayller Peixoto.

A inauguração aconteceu no dia em que se completa 50 anos do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), decretado em 1968, o que serviu de lembrança para que a luta pela democracia sempre prevaleça, como reforça a diretora do Ichca: “Que essa data, 13 de dezembro de 2018, esteja presente em nossas memórias, não para reproduzir sofrimento, dores ou lamentações, mas para que seja símbolo de como deve ser a comunicação, de luta pelas liberdades e por uma atuação digna nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas”, finalizou Sandra Nunes.