Exposição abre programação da 14ª Semana de Química na Ufal

Palestras, oficinais, minicursos e mesas redondas compõem o evento até a próxima sexta (7)
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
04/12/2018 08h51 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Experimentos atraíram a atenção dos estudantes do ensino médio na Expoquímica

A 14° Semana de Química foi aberta nesta segunda-feira (3) com atividades para lá de animadas com estudantes do ensino médio de diversas escolas de Maceió. A programação da Expoquímica contou com peça teatral, jogos, roda de conversa e experimentos. O evento é realizado pelo Centro Acadêmico Walmilsom Santana e a programação segue até a próxima sexta-feira (7).

“[A Expoquímica] é uma forma de a Química ser acessível para todos. Quando os alunos do ensino médio vêm, a gente apresenta de uma forma diferentes para que ele possa ter outra visão, sem ser aquela que é dada na escola, de uma forma tradicional. Então a gente coloca teatro, que é uma Química mais contextualizada, tem os jogos, que é muito mais divertido e interativo, e tem os experimentos, que é extremamente visual. Então pega o triangulo da Química: a visualização, a contextualização e a dinâmica. Porque como é uma matéria de exatas as pessoas têm aquele preconceito, mas a Química também pode ser divertida”, explicou a estudante de Química, Juliana Soares, que participa da organização do evento.

Com o tema Da origem do IQB ao futuro da Química em Alagoas, durante toda a semana o evento contará com minicursos, palestras, oficinas, coffe break e mesas redondas, onde serão abordados diversos aspectos da área por profissionais, professores e estudantes. “A gente quis pegar do começo da Química como o futuro. Então a gente tem palestras sobre previsões, sobre o agora, temos mesa redonda sobre mulheres na ciência, que é um tema muito importante e faz parte do futuro”, afirmam os estudantes do Centro Acadêmico.

De acordo com a organização da Semana de Química, as atividades abrangem as áreas licenciatura, bacharelado e industrial da Química. Além disso, haverá atividades nos três turnos para que os alunos que trabalham ou tenham outros compromissos em outros períodos possam participar.

Acesse a programação completa e mais informações no site do evento.