Cinecedu leva cinema e educação todo mês à Ufal

Formação cultural por meio de filmes e debates acontece fins de tarde
Por Paulo Canuto - estudante de Jornalismo
04/12/2018 12h45 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

O Cineclube do Centro de Educação (Cinecedu) é uma iniciativa do Coletivo de Arte e Cultura do Centro de Educação da Ufal (Cacce) e a primeira sessão já está marcada esta quinta-feira, dia 6 de dezembro, às 16h45min. Todas as sessões serão exibidas no auditório Élcio Verçosa, no Cedu, conforme disponibilidade de agenda do espaço.

Além da exibição dos filmes, todas as datas contarão com um professor, que fará uma pequena palestra apresentando a sua interpretação do filme para fomentar a discussão acerca do tema e abrir debate com os presentes. De acordo com os organizadores, o objetivo é promover a interação da experiência cultural e a reflexão sobre temas relevantes à educação.

Para início dos trabalhos do período letivo 2018.2 será exibido o filme Entre os Muros da Escola (entre les murs) de Laurent Cantet, comentado pela professora Rosângela de Oliveira Cruz Pimenta.

Relação entre Cinema e Educação

A ideia do projeto é aproximar ainda mais a Universidade dos professores das escolas públicas do Estado promovendo a reflexão para questões sobre a educação. “Espera-se despertar a sensibilidade dos participantes para as relações entre cinema e educação, por meio da reflexão mediada por debatedores especialistas nas temáticas abordadas, além de uma aproximação da Universidade com os professores das escolas públicas do Estado na discussão sobre as possibilidades da presença do cinema na escola”, comenta o professor Paulo Nin, coordenador do projeto.

Segundo ele, a iniciativa também parte de uma necessidade que vem se demonstrando preocupante, que é o baixo desempenho do estudantes no quesito de leitura e compreensão de textos, e um dos motivos constatados é má formação cultural dos professores. Esse baixo desempenho pode ser constatado por meio dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2015.

Com exceção do mês de janeiro, todos os meses até o fim de período letivo haverá exibição de filmes com temáticas diferentes. O projeto é renovado a cada período letivo. Outro aspecto importante é a intenção de publicar o Caderno Cinecedu, em formato de livro com os textos escritos pelos debatedores sobre os filmes relacionados, para aprofundamento e registro da experiência.