Campanha Dezembro Vermelho alerta sobre a Aids

Serviço do Hospital Dia do HU é referência no atendimento a pacientes com a doença
Por Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas
07/12/2018 12h10 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Instituído há 30 anos, o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1° de dezembro, tem como objetivo desmistificar a doença e chamar a atenção para o início imediato do tratamento após o diagnóstico.   O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), por meio do serviço do Hospital Dia, realizou, nesta quarta-feira (5), ações da Campanha Dezembro Vermelho, buscando esclarecer a importância da prevenção e tratamento do HIV e  Aids.

Pacientes do Hospital Dia que estão em tratamento das doenças crônicas são atendidos por equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem psicologia e serviço social e podem participar do Grupo de Adesão Conviver, que iniciou as atividades em 2016 e conta com cronograma de reuniões quinzenais. Nos encontros, os participantes do grupo podem trocar experiências sobre como é conviver com a doença e fornecer informações que contribuem para a quebra do preconceito.

De acordo com a assistente social do serviço, Ana Márcia Agra, o trabalho desenvolvido pelo grupo fortalece a confiança entre pacientes e profissionais, contribuindo no tratamento da doença. “[Há] melhoria na adesão ao tratamento, pois automaticamente se tem a confiança, o vínculo e o entendimento da importância de espaços como esse, para além do atendimento médico e multiprofissional”, ratificou.

A assistente social falou, ainda, sobre a atuação da equipe multiprofissional ao longo do acompanhamento do paciente no HU, que conta com pessoas que lutam contra a doença há 20 anos. “A proposta é estabelecer do primeiro vínculo de forma integral, visando o contexto em que ele está inserido, quais as dificuldades em relação ao enfrentamento, à família e os direitos das pessoas vivendo com HIV. Então, acolhimento é no sentido de escutar, [os pacientes] conhecerem melhor como se dá o processo de tratamento e informar que embora se trate de uma doença crônica, transmissível, mas que tem controle, pois a medicação retroviral tem uma eficiência elevada”, ressaltou Ana Márcia.

O HU oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o serviço do Centro de Testagem Anônima (CTA), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, localizado próximo ao Banco de Sangue, no térreo do hospital. No CTA, a população tem acesso a testagens de HIV, Sífilis e das Hepatites B e C.

No período entre janeiro e novembro, o CTA do HU realizou 1.645 testes de HIV, sendo 99 os casos com diagnóstico positivo na testagem inicial. Já as de Sífilis indicaram 235 novos casos, num total de 1.599 exames realizados.

Programação

A programação foi realizada na última quarta-feira (5), no Memorial do HU, com o Grupo Conviver. Os profissionais do Centro de Testagem Anônima (CTA) realizaram testagem rápida de HIV. Integrantes da Liga Acadêmica de Farmácia Hospitalar (Lafah), que tem o objetivo o desenvolvimento de ações de extensão, percorreram os corredores do HU, buscando conscientizar e orientar a comunidade hospitalar sobre a Aids, bem como seu tratamento e dicas de prevenção.