Ufal sedia eventos em comemoração aos 50 anos da Abralin

Inscrição já está aberta; prazo para submissão de trabalhos termina dia 30 de novembro
Por Ascom Ufal
23/11/2018 07h00 - Atualizado em 22/11/2018 às 15h07

De 2 a 4 de maio de 2019, a Faculdade de Letras (Fale) da Ufal vai sediar o 24º Instituto da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e Maceió também receberá, de 5 a 9 de maio, o 11º Congresso Internacional da Associação. São dois eventos importantes no ano em que se comemora os 50 anos da Abralin.

O prazo para os pesquisadores que desejam apresentar trabalho se encerra no dia 30 de novembro. A inscrição nas demais atividades do evento também já estão abertas. Para saber mais, acesse o link.

Mais sobre o evento

O principal objetivo do Congresso Internacional da Abralin é discutir temas centrais para a Linguística, viabilizando debates que apontem para encaminhamentos e diálogos propositivos entre a Linguística e outras áreas do conhecimento.

Já o Instituto da Associação busca o incremento de parcerias internacionais para a qualificação na área dos estudos linguísticos. A partir de cursos com renomados especialistas estrangeiros e brasileiros, espera-se a criação de espaço que fomente a divulgação, a reflexão e o debate acerca das mais recentes tendências teóricas e metodológicas da referida área.

Participações confirmadas

Noam Chomsky, um dos estudiosos mais citados da história moderna, considerado o fundador da linguística moderna; Andries Coetzee (professor de Linguística e diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de Michigan); Daniel Everett (professor de ciências cognitivas na Universidade Bentley); Dermeval da Hora (professor titular da Universidade Federal da Paraíba); Eni Orlandi (pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp); Erez Levon (professor de sociolinguística na Universidade Queen Mary de Londres); e Xinchun Wang (professora de linguística na Universidade Estadual da Califórnia, em Fresno, nos Estados Unidos da América) são alguns dos nomes confirmados na programação do Abralin 50 anos.