Reitora da Ufal busca recursos para a manutenção dos museus da Universidade

Valéria Correia reuniu-se com o senador Renan Calheiros em Brasília
Por Lenilda Luna - jornalista
30/11/2018 14h16
Reitora em audiência no gabinete do Senador Renan Calheiros

Finalizando a agenda oficial em Brasília, a reitora Valéria Correia reuniu-se na noite desta quarta-feira (28), com o senador alagoano Renan Calheiros. A pauta foi uma solicitação de apoio para garantir a liberação de recursos para os museus vinculados à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Em setembro do ano passado, após a tragédia ocorrida com o Museu Nacional no Rio de Janeiro, a reitora convocou a equipe da Universidade responsável pelos museus e encaminhou um edital de voluntariado, a partir do qual a sociedade pode firmar contrato para ser voluntária nos museus, bem como questões relacionadas à segurança predial, reparos, brigada de incêndio e possibilidade de contratação de um bombeiro civil para os espaços.

Também foi encaminhada uma solicitação de recursos ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e após alguns encaminhamentos, ficou contratada a liberação do R$ 160 mil para o projeto executivo do Museu Théo Brandão e mais R$ 1,2 milhão para a conservação dos acervos dos museus da Ufal. Os recursos serão provenientes do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

A reitora Valéria Correia pediu a intermediação do senador Renan Calheiros junto ao Ministério da Justiça para que esses recursos contratados sejam liberados o mais rápido possível. “O senador garantiu apoio integral a essa solicitação e ainda se comprometeu em buscar outras fontes de recursos para que nossos museus sejam recuperados e possam estar abertos à sociedade”, informou a reitora.