Paespe recebe prêmio de empreendedorismo social

Prêmio Acolher, do grupo Natura, selecionou o programa da Ufal entre mais de 400 inscritos
Por Ascom Ufal
05/11/2018 15h10 - Atualizado em 05/11/2018 às 17h05
Apoio técnico do Prêmio Acolher será dado até novembro de 2019

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), foi reconhecido pela 7ª edição do Prêmio Acolher, do grupo Natura. Foram mais de 400 inscritos de todas as regiões do Brasil e o Programa foi um dos 8 projetos sociais selecionados. A premiação consiste em um programa de apoio técnico com capacitações em empreendedorismo social e um apoio financeiro de até R$ 30 mil.

No último sábado (27), a coordenação do Programa recebeu a equipe da Biscos que é responsável pela produção do vídeo e material de divulgação dos reconhecidos pelo Prêmio Acolher. Já nos dias 30 e 31, a visita foi realizada pela equipe técnica da Natura e da empresa Yunus Negócios Sociais. Nesses dois dias, a Yunus realizou a 1ª oficina de apoio técnico, participaram da atividade o criador do Paespe, professor Roberaldo Souza, e professores voluntários (docentes da Universidade, instrutores e alunos dos grupos PET).

Segundo a equipe do Paespe, "o apoio técnico será dado até novembro de 2019, afim de estruturar o Programa para que o mesmo ganhe visibilidade perante à sociedade Alagoana, despertando nos jovens da rede pública de ensino o desejo em fazer parte desta ação de extensão promovida pela Ufal". Apesar do índice de aprovação em cursos superiores - anualmente cerca de 60% dos alunos oriundos do Programa ingressam em cursos da Ufal - a cada ano os projetos Paespe e Paespe Júnior tem recebido menos inscritos para composição das novas turmas. Além disso, mais de 50% desses alunos não chegam ao término do ano letivo, principalmente por não poder custear o transporte urbano. Um exemplo dessa realidade é a turma 2017, 105 estudantes realizaram a matrícula, ao término das atividades eram apenas 35 jovens, destes, 20 ingressaram em cursos da Ufal através da 1ª e 2ª chamada do Sisu.

Sobre o Programa Paespe

O Paespe foi criado em 1993, pelo professor Roberaldo Carvalho de Souza, tendo como berço de suas atividades o Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Sua principal atuação é através dos projetos Paespe Júnior, voltado a alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, e o Paespe, destinado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. O Programa oferta aulas dos conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realiza atividades multidisciplinares como o curso de informática básica, palestras e visitas técnicas, contribuindo para a inserção destes alunos em Instituições de Ensino Superior (IES). Também faz parte do Programa, o curso de informática básica para jovens e adultos. O Paespe atende anualmente cerca de 200 alunos oriundos da rede pública de ensino. O objetivo do Programa é buscar, através da formação interdisciplinar, a transformação e ascensão social de jovens em vulnerabilidade socioeconômica.