Penedo sedia evento de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas

Comunidade universitária da Ufal está envolvida na organização
Por Ascom Ufal
21/11/2018 10h39
Arte de divulgação

A Rede de Conservação de Tartarugas Marinhas do Nordeste do Brasil (Retamane), em parceria com a Unidade Educacional Penedo, Campus Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas, organiza o 2º Simpósio de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e a 7ª Reunião da Retamane.

O Simpósio será realizado no dia 22 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, já a reunião da Rede acontece no dia seguinte, das 8h às 18h, ambos na Casa da Aposentadoria, um prédio histórico, tombado pelo Iphan.

De acordo com a organização, os eventos buscam contribuir com o avanço das questões relacionadas à ciência, educação ambiental e conservação.

As inscrições são gratuitas, inclusive para o albergue universitário e podem ser realizadas no local do evento ou pelo endereço eletrônico: claudio.sampaio@penedo.ufal.br. As vagas são limitadas.

A comissão já recebeu mais de 40 trabalhos acadêmicos de pesquisadores, gestores, centros de pesquisa e organizações do terceiro setor, voltados a diferentes temas tais como conservação, dieta, capturas acidentais, reprodução, doenças, educação ambiental, comportamento e outras áreas do conhecimento.

Além das palestras, apresentações de trabalhos e discussões científicas, haverá uma oficina de divulgação do Protocolo de Análise de Impactos das Atividades de Pesquisas Sísmicas, recentemente elaborado como condicionante de licenciamento ambiental pela Coordenação Geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros (CGMAC/Ibama).

Ainda na programação, será lançado o livro Arley e as tartarugas das autoras Ana Luiza Trindade e Ednilza Maranhão dos Santos (UFRPE). O livro conta a história do filho de um pescador e ex-bugueiro, que resolveu ajudar na conservação de tartarugas marinhas no litoral de Ipojuca/PE. Hoje coordena a Ecoassociados, uma ONG localizada em Porto de Galinhas.

As imagens da obra foram feitas por crianças que vivenciaram as atividades de educação ambiental realizadas pela equipe da Ecoassociados e a ilustração da capa é assinada por Filipe Lira. O livro evidência que cada um pode fazer algo para conservar a natureza, convidando todos os leitores a participar.