Diretor de filme vai ao cinema pela primeira vez no Circuito Penedo

Leandro Ignácio pisou em uma sala de cinema pela primeira vez na última terça-feira (27)
Por Ascom Circuito
29/11/2018 15h30 - Atualizado em 29/11/2018 às 15h30
Leandro Ignácio, com seu Troféu Carranca de participação do Circuito Penedo 2018 - Foto Kamylla Feitosa

Dentre as várias sensações que o Circuito Penedo de Cinema proporciona aos seus visitantes, a emoção também costuma marcar presença. Em três anos de evento, muitos já foram os relatos daqueles espectadores que tiveram oportunidades diversas relacionadas ao universo cinematográfico. E na tarde da última terça-feira (27), mais um momento entrou para a história do Circuito: Leandro Ignácio, diretor do curta-metragem O que nos resta do Chico, exibido na 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, teve sua primeira experiência numa sala de cinema em seus 28 anos de vida.

A ocasião foi duplamente especial. É que o filme dirigido por ele foi exibido pela primeira vez em um festival de cinema. “Imagine a minha emoção! A primeira vez que entro numa sala de cinema e já para assistir a um filme produzido por mim e pelo Weverton [roteirista]”, comemorou. Natural do município alagoano de Igreja Nova, Leandro é fotógrafo e cinegrafista de casamentos. A oportunidade de dirigir seu primeiro filme surgiu com o convite do roteirista Weverton Salgueiro, estudante da Unidade de Penedo, da Universidade Federal de Alagoas.

Após ver o filme na tela e a receptividade do público, ele confessou: não conseguiu segurar as lágrimas. “Chorei, não tinha muito o que fazer. Para a gente, ver que todo mundo gostou, ver todos vibrando pelas imagens que são conhecidas na cidade, quanto pela boa produção, que eu acho que foi isso que também contribuiu para a reação do público”, disse Leandro.

'O que nos resta do Chico' fala sobre um jovem pescador de Penedo, que não consegue pescar por encontrar mais lixo do que peixes no Rio São Francisco. A ideia é sensibilizar os espectadores sobre a preservação do rio. “Nosso filme não foi só uma realização de gravar, mas sim de conscientizar. Esse foi nosso maior objetivo”, explicou.

A programação da Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental continua até esta quinta-feira (29), a partir das 14h na Sala de Exibições. Para conferir os filmes dessa e demais mostras do Circuito Penedo de Cinema, clique aqui.

Realização

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento ainda é patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo, Sebrae e Fapeal.