Curso de Nutrição comemora 40 anos com jornada científica

Programação continua até quarta (14) com conferências e apresentação de trabalhos
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
13/11/2018 10h13 - Atualizado em 13/11/2018 às 10h14
Jornada Científica em comemoração aos 40 anos do curso de Nutrição. Foto: Renner Boldrino

Jornada Científica em comemoração aos 40 anos do curso de Nutrição. Foto: Renner Boldrino

São 40 anos de história formando profissionais na área de Nutrição em Alagoas. Curso com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de acordo com avaliações realizadas no ano de 2016. Todos esses motivos para comemorar, além da necessidade de melhoria contínua, foram lembrados durante a abertura da 1ª Jornada Científica da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Ufal, realizada nesta segunda-feira (12) em comemoração ao aniversário de criação do curso. 

“É uma honra comemorar os 40 anos do curso de Nutrição da Ufal. Orgulho e alegria por fazer parte de uma graduação de qualidade nacional, uma dos melhores do Nordeste”, afirmou o diretor da Fanut, João Araújo, ao destacar a qualidade do ensino ofertado. 

Durante a cerimônia, os organizadores relembraram a história do curso, criado em 1978, e dos estudantes da primeira turma que, posteriormente, tornaram-se professores. Os primeiros docentes da graduação, além de técnicos, foram homenageados. “Fui estudante da primeira turma de Nutrição. Abrimos os caminhos para vocês. É um grande reconhecimento estar aqui nesse momento. Estou muito emocionada”, disse a professora Laudilse de Morais. 

Representando a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a coordenadora de Cursos de Graduação, Giana Rosa, destacou o contexto do surgimento do curso. “É uma graduação criada a partir do questionamento da realidade alagoana, sobre a alimentação, desnutrição, ou seja, das questões sociais do Estado”, disse. “É uma área profissional importante para as escolas públicas, para a saúde e meio ambiente”, ressaltou. 

Também estiveram presentes na mesa de abertura do evento o vice-reitor José Vieira, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Alejandro Frery, e a coordenadora de Graduação da Fanut, professora Thatiana Regina Favaro. 

Vieira parabenizou a comunidade acadêmica que faz parte da Nutrição e falou sobre o reconhecimento dedicado para aqueles que fazem parte da história da graduação. “O ato de reconhecer é um dos mais nobres do ser humano. O curso e a Ufal vêm dando uma importante contribuição no sentido de difundir novas práticas de alimentação e de saúde aos alagoanos”, disse. 

Programação da Jornada Fanut 

Até o dia 14 de novembro, a Faculdade de Nutrição está com programação científica em comemoração aos 40 anos do curso. 

Nesta terça (13), pela manhã, haverá mesa-redonda sobre a atuação do nutricionista no cuidado individual, no auditório Vera Rocha. Após, nas salas de aula da Fanut, serão realizadas rodas de conversa sobre diversos assuntos. Modismos alimentares, nutricionista em esportes e produção de alimentos são alguns dos temas.À tarde, restaurantes populares e pós-graduação são temas de conferências. 

No dia 14, quarta-feira, a professora Inês de Castro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, falará sobre o consumo alimentar na sociedade contemporânea. Na sequência, pesquisadores alagoanos abordam o cenário alimentar e nutricional do estado de Alagoas.

Confira aqui a programação completa.