‘Ufal de Portas Abertas’ reúne escolas para conhecer os campi

Unidades acadêmicas como as de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios também sediaram o evento
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
29/11/2018 14h35 - Atualizado em 29/11/2018 às 13h45
A programação foi dedicada a auxiliar os estudantes do ensino médio a conhecer melhor os cursos da graduação

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou durante toda esta quarta-feira (28) o Ufal de Portas Abertas, com uma programação dedicada a auxiliar os estudantes do ensino médio a conhecer melhor os cursos da graduação presentes nos campi. O evento foi organizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc).

“A Universidade sai do seu encastelamento e se mostra de portas abertas para atender os estudantes das escolas públicas, das escolas particulares”, declarou Sandra Regina Paz, da Prograd. “E também é uma oportunidade de mostrar o que a Ufal tem de bom e de melhor, que são os seus cursos, os seus coordenadores, seus laboratórios, os equipamentos culturais e de ensino, as estruturas e a vida na Ufal, a rotina da Universidade”, completou.

Os alunos das diversas escolas visitantes se reuniram no Centro de Interesse Comunitário (CIC) para o início das atividades, onde puderam realizar um lanche e ter as devidas apresentações sobre a graduação. Após esse momento, se espalharam pelo Campus A.C. Simões, para conhecer melhor alguns cursos, que estavam oferecendo uma programação especial para o Ufal de Portas Abertas.

Carlos Henrique, da escola Santa Teresa, disse que essa é uma experiência muito boa, com muito aprendizado. “Espero que eu venha estudar aqui”,desejou o estudante. Dentre os vários cursos que receberam os discentes, está o de Nutrição, onde o diretor da faculdade, João Araújo, se fez presente para esclarecer dúvidas dos alunos.

“Pra gente é um prazer enorme estar recebendo esses estudantes aqui, uma vez que muitos deles chegam aqui sem conhecer a realidade da universidade”, afirmou João Araújo. O diretor também contou que muitos chegam sem saber o que fazem os alunos daquele curso, e esse evento é uma oportunidade para apresentar o histórico da faculdade, o funcionamento das disciplinas. Outras unidades acadêmicas apresentaram temas relacionados à área de formação, como foi o caso de Engenharia e Meteorologia.

A programação da manhã encerrou às 11h30 e retornou durante a tarde, às 14h, com o mesmo procedimento. Além do A.C. Simões, outras unidades educacionais da Ufal também realizaram o evento, como em Arapiraca, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia. “Nosso desejo é que assim como a calourada, que é institucionalizada, o Ufal de Portas Abertas aconteça anualmente”, adiantou Sandra.