Ufal realiza chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar

Aquisições contemplarão todos os Restaurantes Universitários da instituição
Por Eduardo Lira - estudante de Relações Pùblicas
19/10/2018 20h05 - Atualizado em 23/10/2018 às 17h10
Recebimento de propostas acontece até o dia 25 de outubro

No Dia Mundial da Alimentação, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançou através de edital, a Chamada Pública Nº 01/2018 para a compra de produtos alimentícios advindos da agricultura familiar. As aquisições serão destinadas aos usuários dos Restaurantes Universitários, durante o período de 1º de novembro de 2018 a 1º de novembro de 2019.

Esta é a primeira vez que a instituição realiza Chamadas Públicas específicas para este segmento. A pró-reitora estudantil, Silvana Medeiros, reafirma que a formulação do processo foi realizada em um planejamento participativo com oficinas e encontros com agricultores familiares e se concretizou como uma iniciativa intersetorial entre a Pró-reitoria Estudantil (Proest) e Pró-Reitoria de Gestão Institucional (Proginst).

Além destes setores, representantes da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação (Coplan) do Campus Arapiraca e da Setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) contribuírem para a construção do processo das chamadas.

A reitora Valéria Correia ressaltou o compromisso da universidade ao iniciar a compra com esta modalidade que visa garantir o abastecimento alimentar com qualidade para os RUs, além de fortalecer os circuitos locais e regionais agricultura familiar para o desenvolvimento rural sustentável.

Para a professora. Wanda Griep Hirai, coordenadora do Grupo de Extensão e Pesquisa Serviço Social e Segurança Alimentar e Nutricional (Gepssan), o impacto do processo de compras será grandioso, pois garantirá melhorias na renda familiar. “Certamente o preço justo estimulará os pequenos produtores para novos cultivos garantindo com isso a permanência e a possibilidade de um vida digna no campo”, comemorou.

Entrega da documentação

O recebimento de propostas acontece até o dia 25 de outubro nos dias e locais , das 9h às 17h, nos locais indicados no Edital. Os interessados devem realizar a entrega dos envelopes com a documentação, conforme a especificidade de cada lote.

Requisitos para a compra e distribuição

De acordo com edital, as compras devem vir de origem exclusiva da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, organizados em grupos formais constituídos por associações, cooperativas ou agroindústrias. Os alimentos adquiridos deverão ser de produção própria dos fornecedores e cumprir requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

As embalagens devem atender aos padrões de identidade e qualidade aprovados pela Agência de Vigilância Sanitária/Ministério da Saúde e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As sessões públicas acontecem nas seguintes datas e locais:

Lote I – RUs do Campus A. C. Simões e Centro de Ciências Agrárias - 26/10/2018 ÀS 9h Na Sala do CONSUNI No predio da Reitoria

Lote II – RU do Campus Arapiraca - 29/10/2018 - às 9h no Auditório

Lote III – RU da Unidade de Ensino Viçosa  - 30/10/2018 ás 9h no prédio Central da Unidade Viçosa

Lote IV – RU do Campus Sertão - 31/10/201 (DELMIRO) às 10h no Miniauditorio.