Quinta Sinfônica deste mês terá orquestra de cordas no palco do Deodoro

Formação com violinos, violas, violoncelo e contrabaixo traz repertório com obras do século 20
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
17/10/2018 08h37 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

O projeto Quinta Sinfônica deste mês traz uma proposta diferente para o concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas. A apresentação no Teatro Deodoro será dia 18, às 20h, com uma formação de orquestra de cordas, com músicas do século 20 e sons bem diferentes do que vem sendo apresentado ao longo dos últimos sete anos. Quem quiser assistir, a entrada é gratuita!

Nesta próxima edição, o grupo de cordas - violinos, violas, violoncelos e contrabaixos - será comandado pelo maestro Fellipe Teixeira, convidado pelo regente titular da Orquestra, Almir Medeiros. “O repertório do nosso concerto traz importantes obras do século 20, da música do mundo e brasileira, para a formação de orquestra de cordas. Estamos trazendo sons diferentes dos já conhecidos temas do século 19 e a escolha da formação orquestra de cordas se deu pela facilidade de encontrar mais material para esta formação”, disse o maestro.

Fellipe destaca que a montagem do concerto da Orquestra Sinfônica foi feita de maneira cuidadosa com repertório para cordas, com obras que apresentam facetas da música no período que compreendeu o século 20. “Essa foi uma importante época para a música de maneira geral, uma vez que nesse século o homem tomou novas visões sobre si e sobre o mundo a partir das mudanças sociais, religiosas e econômicas; veio então o desenvolvimento das máquinas, as grandes guerras, o avanço dos sistemas de comunicações. Em um cenário assim, a música, acompanhando outras artes, como meio de expressão humana, transformou-se gradativamente”, acrescentou.

Segundo o maestro, uma das características da música do século 20 é o nacionalismo, sentimento despertado em diversos povos. “Fazendo parte desse movimento, trazemos obras brasileiras que são miniaturas, recortes de formas populares reorganizadas para música de concerto, como no caso da música armorial, aqui representada pelas três peças nordestinas do compositor pernambucano Clovis Pereira e do carioca Ernani Aguiar, com os quatro momentos musicais n3", disse.

Outro destaque importante é para a obra Danzon #6, do mexicano Arturo Marques, para orquestra de cordas e saxofone soprano solo. Nessa peça o solista será o saxofonista Kleber Dessoles, professor da Escola Técnica de Artes da Ufal.

Sobre o maestro

Natural de Palmeira dos Índios-AL, Fellipe Teixeira é professor substituto de Regência e Teoria Musical na Ufal, regente e saxofonista. É licenciado em Música pela Ufal (2015) e mestre em Música-Regência, com ênfase em práticas interpretativas em música dos séculos 20 e 21, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Ele também é regente titular e diretor artístico da Banda Sinfônica da Ufal.

Em 2017 foi regente titular da Camerata Nova de Música Contemporânea da UFRN, regente assistente da Orquestra Sinfônica da UFRN (2016) e da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (2018) e regente convidado da Banda Sinfônica da UFRN (2018). Há quatro anos ganhou o concurso Jovens Solistas e Regentes, na categoria Regente, no 14º Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza–CE e, em 2015, frequentou a International Conducting Academy, em Braga-Portugal.

O que é o Quinta Sinfônica

Realizado pela Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), o Quinta Sinfônica oferece concertos gratuitos para a comunidade, sempre na última quinta-feira do mês ou, excepcionalmente, na penúltima quinta. Desde 2011, como um projeto de extensão da Ufal, mantém uma pauta permanente no Teatro Deodoro e, nos últimos oito anos, vem conseguindo apresentar um repertório de músicas eruditas e regionais e formar público para concerto.

SERVIÇO

O quê: Quinta Sinfônica - concerto da Orquestra Sinfônica da Ufal, formação de cordas

Quando: 18 de outubro

Onde: Teatro Deodoro