Proex lança a 4ª Edição Especial de Cinema da Revista Extensão em Debate

Os trabalhos foram aprovados pela Comissão de Avaliação Própria de Pareceristas do Encontro Alagoano de Cinema
Por Alex Oliveira – editor da Revista Extensão em Debate, em colaboração para a Ascom Ufal
22/10/2018 14h50 - Atualizado em 22/10/2018 às 14h48

A Revista Extensão em Debate (REXD), editada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, apresenta para toda a comunidade científica a publicação da 4ª Edição Especial de Cinema, ano 2018.

Com uma equipe editorial ampliada e com uma nova Política Editorial, é lançado o primeiro volume da Revista do ano de 2018, que coincide com a publicação da 4ª Edição Especial de Cinema. Ela traz nove manuscritos, sendo oito artigos e um resumo expandido, previamente, aprovados por Comissão de Avaliação Própria de Pareceristas do Encontro Alagoano de Cinema, realizado no ano 2016. Foram produções científicas oriundas de apresentações de trabalhos acadêmicos, produzidos por pesquisadores brasileiros, da área de Cinema, organizados, desenvolvidos e apresentados, na forma de Comunicação Oral durante o Festival de Cinema Universitário de Alagoas, atividade sociocultural realizada pela Universidade Federal de Alagoas, atualmente, denominado Circuito Penedo de Cinema, sediado na cidade de Penedo – AL.

A pró-reitora de Extensão, professora Joelma de Albuquerque, afirma ser com grande satisfação que compartilha os resultados deste trabalho, desenvolvido de forma científica, social e cultural. “Por ele, verificamos uma das formas de cumprimento da função pública da Universidade, por meio de ações e processos que têm como centro a democratização do conhecimento (socialização de saberes). A Revista Extensão em Debate ocupa um lugar estratégico nessa empreitada e constitui-se em uma importante ação da Pró-Reitoria de Extensão da Ufal para concretizar os princípios de Extensão por ela preconizados, alinhados com as diretrizes nacionais de extensão, configuradas e consolidadas pela Política Nacional de Extensão Universitária”, salienta.

Alex Oliveira, um dos editores da Revista, afirma que lutar para manter em atividade a Revista Extensão em Debate (REXD) faz parte do compromisso desta Pró-Reitoria. “Somos sabedores da importância do Periódico não somente para os processos de divulgação, de forma científica, dos resultados de trabalhos e de atividades de Extensão como, também, um grande indicador pelo qual podemos mensurar, validar, divulgar e colocar à disposição para toda a sociedade, os resultados de trabalhos extensionistas desenvolvidos na Universidade.”. A coletânea publicada neste Periódico, na qualidade de Edição Especial de Cinema, como outras anteriores, tem como finalidade, além do registro e divulgação de textos acadêmicos elaborados durante o Festival de Cinema, a produção de um olhar cada vez mais científico, uma vez já existir o viés cultural, sobre as várias formas de manifestação de saberes a partir da arte cinematográfica.

Confira os trabalhos desta edição, divulgados na Revista Extensão em Debate através do link: https://goo.gl/VurjV1