Paespe intensifica conteúdos extras com a proximidade do Enem

Professores e alunos da Ufal reforçam programação diferente nessa reta final
Por Alícia Santos - estudante de Jornalismo
01/10/2018 10h26 - Atualizado em 01/10/2018 às 10h27
Estudantes visitaram Parque Municipal para uma aula sobre meio ambiente

Faltando pouco mais de um mês para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) busca novas formas de ensinar assuntos cobrados nas provas para que o aprender se torne prazeroso.

Nessa reta final, os alunos têm mais contato com docentes da Ufal, como no dia 19 de setembro, quando houve uma aula ministrada pelo professor Wellinsilvio Costa (do Ctec). O­­ doutor em Engenharia Elétrica contou como conseguiu conquistar o título e as dificuldades que enfrentou ao longo de sua trajetória como forma de incentivo. Na aula, ele explicou as  aplicações de eletricidade, esclarecendo duvidas pertinentes ao assunto.

E para encerrar a semana de intensa programação, na manhã do sábado (29), os alunos fizeram uma visita técnica ao Parque Municipal, acompanhados por discentes de ciências biológicas da Universidade, no qual foram apresentados de forma sucinta assuntos relacionados ao meio ambiente.

Sobre o Paespe

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) realiza diversas atividades para aproximar os alunos à realidade na Universidade Federal de Alagoas. As aulas acontecem no Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, ministradas pelos docentes da Universidade das diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, matemática, ciências biológicas, engenharias e letras.

Os participantes também contam com o apoio dos discentes dos programas de Educação Tutoria (PET) dos cursos de Arquitetura, Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Letras e Psicologia e da Iniciação Científica do Instituto de Ciências Biológicas.

As principais atividades desenvolvidas são o Paespe, o Paespe Júnior e o curso de Informática para jovens e adultos. O Paespe oferece conteúdos de todas as disciplinas avaliadas pelo Enem, é destinado a alunos da 3ª série do ensino médio, com aulas realizadas de segunda a sábado, e o Paespe Júnior tem como público-alvo estudantes da 2ª série do ensino médio com as disciplinas básicas de português e matemática, ocorrendo dois dias na semana.

Além das aulas do Paespe e Paespe Júnior, os alunos participam de atividades multidisciplinares, como: palestras, oficinas, tutorias e visitas técnicas. O curso de Informática é ofertado a todos os alunos do programa e a comunidade externa, tendo como principal objetivo a inclusão digital.