Núcleo de Percussão da Ufal promove cursos de extensão

Teste de seleção será dia 4 de outubro, às 13h30, no Espaço Cultural
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
02/10/2018 07h05 - Atualizado em 01/10/2018 às 12h02
Seleção de novos alunos de extensão será na próxima quinta-feira (4)

Seleção de novos alunos de extensão será na próxima quinta-feira (4)

Pandeiro, atabaques e congas, leitura rítmica e 40 rudimentos para caixa. Se você quer aprender a tocar esses instrumentos ou se aperfeiçoar, essa é a chance!  O Núcleo de Percussão (NUP) da Universidade Federal de Alagoas está oferecendo três cursos gratuitos. São 31 vagas destinadas a jovens que já concluíram o ensino médio ou ainda estão cursando. 

A seleção será na próxima quinta-feira, dia 4 de outubro, às 13h, na sala do NUP, no Espaço Cultural. De acordo com Augusto Moralez,  professor da Escola Técnica de Artes (ETA) e coordenador do Núcleo, as aulas já começam dia 8 de outubro e vão até o fim do ano. Para cada curso será um encontro por semana. 

Para o de pandeiro, são 12 vagas disponíveis para iniciantes e, de preferência, que o candidato tenha o instrumento. Esse curso acontecerá às segundas-feiras, das 13h às 14h. 

O de leitura rítmica e 40 rudimentos para caixa também tem 12 vagas, mas é voltado a bateristas. O candidato deve ter como material obrigatório baquetas de caixa e um pad [borracha] de estudos. As aulas serão às segundas-feiras, das 14h às 15h. 

O curso de atabaques e congas tem sete vagas disponíveis para iniciantes. As aulas vão acontecer às sextas-feiras, das 14h30 às 15h30.

O que é o NUP 

Criado em 2012, O NUP contribui para promover e difundir as artes percussivas na Ufal e, segundo Moralez, há pouco mais de dois anos, realiza um extenso trabalho de criação de grupos, além de aulas de vários instrumentos abertas à comunidade. São projetos de extensão que buscam fazer com que os alunos inscritos nos cursos tenham vivência artística. 

O NUP é um programa de extensão que tem como projetos o Percufal, grupo de percussão da ETA, e o Repertório Brasileiro para Vibrafones. “Desde que assumimos a coordenação do Núcleo, em 2016, estamos conseguindo promover um intercâmbio entre a Ufal e artistas nacionais e internacionais, além de universidades brasileiras e de outros países”, ressaltou. 

SERVIÇO 

O quê: cursos de extensão: pandeiro,  leitura rítmica e 40 rudimentos para caixa e  atabaques e congas

Quando: aulas começam dia 8 de outubro e vão até o fim do ano

Onde: Sala do NUP, no Espaço Cultural na Praça Visconde de Sinimbu, Centro de Maceió

Atividades gratuitas