MatExpo Escolar inscreve trabalhos até 10 de outubro

O evento acontece neste mês de outubro e faz parte da programação do MatFest, realizado em novembro
Por Diana Monteiro - jornalista
04/10/2018 12h44 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Inscrições podem ser feitas até 10 de outubro

O Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas está com as inscrições abertas para a edição 2018 do MatFest, que reúne vários eventos como o MatExpo, a se realizar de 15 a 21 deste mês, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento é um espaço voltado para jovens alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico, que desejam expor seus trabalhos matemáticos produzidos dentro de suas escolas.

O MatExpo tem inscrições gratuitas e agrega as seguintes atividades:  uma exposição dos alunos do ensino fundamental e médio; visitas guiadas aos laboratórios de ensino de matemática; seção olímpica para integração dos estudantes que participaram das Olimpíadas de Matemática e apresentação de pesquisas dos alunos de graduação e pós.

Todas as escolas inscritas para o evento de outubro receberão a visita do professor Isnaldo Isaac Barbosa, do IM/Ufal, para palestra e atividades educativas direcionadas a alunos e professores com foco no tema A matemática acessível a todos. Para participar, os grupos de alunos (entre um e cinco componentes) devem inscrever seus trabalhos por meio de seu respectivo professor orientador, preenchendo o formulário de inscrição disponível no site.

Os trabalhos selecionados serão expostos em estandes montados nos espaços do MatFest 2018, que será realizado no Instituto de Matemática, Campus A. C. Simões, de 21 a 23 de novembro.  Haverá, ainda uma premiação para eleger os melhores nas três categorias: Nível 1 (6º e 7º anos); Nível 2 (8º e 9º anos); e Nível3 (ensino médio ou técnico).

O evento é financiado pelo CNPq e a comissão organizadora é formada pelos professores Isnaldo Isaac, Izadora de Jesus, Claudia Lozada e Amauri Barros (IM), do Instituto Matemática da Ufal, e Ana Maria Aquino, da Faculdade Tecnológica de Alagoas (FAT-AL).

O MatFest teve primeira edição em 2004 e se tornou o maior evento local de divulgação da Matemática no território alagoano voltado para alunos e professores do ensino fundamental, médio e superior. Contará na edição deste ano com a visita do Pedro Luiz Aparecido Malagutti, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).  Ele é desenvolvedor de trabalhos relevantes para o ensino de matemática, em especial sobre matemática e mágica.

Mais informações aqui.

Regulamento

Durante a mostra dos projetos selecionados na MatExpo Escolar os estudantes serão avaliados por um Comitê de Avaliação que julgará os estudantes e seus projetos segundo os seguintes critérios: Atitudes; Habilidades; Criatividade/Inovação; Relevância; Profundidade; Pôster; Apresentação Oral; Trabalho em Grupo (para projetos finalistas realizados em grupo).

Podem enviar projetos para a MatExpo Escolar equipes de até cinco estudantes matriculados no ensino fundamental  ou no ensino médio ou técnico, de escolas públicas e particulares durante o ano de 2018. Os projetos devem ser desenvolvidos sob orientação de um professor de matemática. Serão selecionados pelo menos 25 de cada categoria para participar da MatExpo, preferencialmente, um por escola.

A submissão dos projetos é gratuita e deverá ser feita até a data limite publicada no calendário oficial da MatExpo Escolar disponível no site do evento.

Mais informações também podem ser obtidas na página do Instituto de Matemática.