Interior de Alagoas recebe 14ª Caravana Itinerante de Ciência e Tecnologia

Evento transcorre até sexta-feira (19) e contempla quatro municípios do Alto Sertão alagoano: Inhapi, Pariconha, Água Branca e Mata Grande
Por Diana Monteiro - jornalista
16/10/2018 19h08 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Caravana percorrerá os municípios de Inhapi, Pariconha, Água Branca e Mata Grande

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é parceira da 14ª Caravana Itinerante de Ciência e Tecnologia que tem como objetivo divulgar a ciência para estimular a população a refletir sobre ciência, suas aplicações e implicações tecnológicas, sociais, ambientais e éticas. A caravana é coordenada pela professora Lenilda Austrilino e realizou a primeira atividade na Usina Ciência, no dia 11 deste mês. A partir desta terça-feira (17), estende-se a quatro municípios do Alto Sertão até o dia 19 (sexta), começando as ações na Escola Nossa Senhora do Rosário, em Inhapi, a 272 quilômetros da Capital.

A Caravana integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que vai até o dia 21 deste mês, tem como tema este ano Ciência para redução das desigualdades e é uma iniciativa coordenada do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Conforme a programação, na quarta-feira (dia 17), as atividades transcorrem na Escola Indígena José Carapina, em Pariconha; na quinta-feira (18), na Escola José Gomes de Lima, em Água Branca; e na sexta-feira (19), na Escola Monsenhor Aloysio Vianna Martins, em Mata Grande.

Além da Ufal, a Caravana Itinerante tem como principais parceiros a Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas (Fapel), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti).

Atividades

Shows de química, de física, de matemática e de biologia, além de oficinas, dentre outros eventos, integram a programação da edição deste ano. Na área da química proporcionará aos participantes: Oficina Polímeros - Democratizando o consumo; Oficina do Microscópio ao Macroscópio; e Oficina: A química fazendo um mundo melhor, a química move o mundo. O Show de Física enfocará os temas: Diferentes formas de obter energia; Queimando calorias e acendendo a luz: bicicleta transformadora; Gerador de Van der Graff - Eletrizando os cabelos.

O Show de Matemática proporcionará conhecimento sobre: Desafios e Cruzadas; Matemática e artesanato natalino; e Probabilidade e estatística. No Show de Biologia: Alimentação e corpo humano; Alimentação saudável; Direito à alimentação: o que dizem os acordos internacionais; Segurança alimentar; e Conhecendo as doenças negligenciadas. Na área da ciência Astronomia constam da programação: Observação do céu com telescópio, Oficina Constelário, sessões do Planetário e lançamento de foguetes.

A Caravana Itinerante oferta também outras oficinas sobre: Desenho; Brincando com bolha de sabão; Robótica; Suporte Básico de Vida; e Medidas Antropométricas. Uma mostra de vídeo denominada de Ver Ciência e uma exposição sobre o Rio São Francisco, também estão na programação.