Grupo de estudo realiza evento em parceria com o IBGE na Ufal

As palestras e oficina serão realizadas no início do próximo mês e trarão membros da equipe do IBGE de Alagoas
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
22/10/2018 14h30 - Atualizado em 22/10/2018 às 14h28

O Núcleo de Estudo de Finanças e Gestão Pública (NEFGP), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizará um evento nos dias 5 e 6 de novembro, das 8h às 12h em ambos os dias. O primeiro será composto pela palestra IBGE: um Instituto de Pesquisa ao seu Alcance, contendo quatro abordagens diferentes a serem apresentadas pela equipe do IBGE em Alagoas. O último dia terá uma oficina que apresentará um sistema de recuperação automática do Instituto em questão.

As abordagens da primeira palestra estão divididas em quatro: Resultados do Censo Agropecuário 2017 e preparação do Censo Demográfico 2020, Conhecendo os usuários dos dados do IBGE. Ferramentas Digitais: Utilize os dados do IBGE!, IBGE Educa: Portal do IBGE voltado para a educação e Portal de Mapas: Encontre, visualize, crie e compartilhe mapas.

Ministrarão as palestras, respectivamente, o coordenador do Censo Demográfico 2020, Neilson Negrão Antelo, a analista de Informações Silvânia da Rocha Medeiros, o também analista de informações, Alcimar Eneas Rocha e a analista de Geoprocessamento, Luciana de Oliveira Carvalho.

A oficina a ser realizada no último dia apresentará um detalhamento sobre como utilizar os recursos digitais disponíveis na plataforma do Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). Assim, a proposta é mostrar o processo de extração de dados das pesquisas através da construção de tabelas feitas por esse sistema.

Sobre o núcleo de estudo

O NEFGP surgiu no início deste ano e seu objetivo é promover a pesquisa e desenvolver ações de extensão. Segundo o professor Edilson dos Santos, integrante do grupo, há a ideia de a cada semestre ser realizado um evento de extensão com palestras e minicursos com temas atuais, levando em consideração as necessidades da comunidade acadêmica. Atualmente, além do professor Edilson, o NEFGP também é composto pelas docentes Rosiane Chagas e Narcisia Lordsleem, sendo esta última da Universidade Tiradentes (Unit). Além de mais nove discentes, da Ufal e da Unit.

Todos os professores, tanto da Ufal quanto da Universidade Tiradentes, são do curso de Administração.