Gestão discute andamento de obras e manutenção no Campus do Sertão

Prédio da unidade educacional Santana do Ipanema, Restaurante Universitário, auditório e segurança na sede, em Delmiro Gouveia, foram discutidos
Por Izadora García - relações públicas
02/10/2018 07h50 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Reunião discutiu pautas como a finalização do RU e prédio da unidade educacional de Santana do Ipanema. Fotos: Izadora García

Na última quarta-feira (26), o vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Vieira, se reuniu com a direção do Campus do Sertão. O objetivo foi discutir o andamento de obras e dos serviços de manutenção demandas da sede, em Delmiro Gouveia, e da Unidade Educacional, em Santana do Ipanema. Além do vice-reitor e do diretor do Campus do Sertão, Agnaldo dos Santos, estiveram presentes na reunião o Superintendente de Infraestrutura, Dilson Ferreira, o coordenador de projetos da Sinfra, Felipe Paes, e o gerente de fiscalização das obras, Emerson Camelo, além de representantes da empresa Acender Engenharia, responsável pelos serviços de manutenção do campus.

A principal pauta foi o cronograma para finalização das pendências de infraestrutura do Restaurante Universitário (RU). Após a conclusão dessa etapa, a gestão apresentará o cronograma de ações, já em andamento, para entrada em funcionamento deste equipamento de assistência estudantil. Na ocasião, o diretor, Agnaldo dos Santos, também tratou da questão da segurança no campus: cancelas nas entradas e instalação de câmeras de monitoramento foram solicitadas.

“Viemos tratar dos encaminhamentos das obras do RU e também sobre reformas no campus do sertão, aí já aproveitamos o momento para tratar da questão da segurança. Estamos sendo atendidos em relação a isso, com as cancelas e com a instalação de câmeras que a Ufal está comprando e serão enviadas para o campus com a maior brevidade possível”, afirmou Agnaldo.

A questão energética da unidade de Santana do Ipanema também foi discutida na reunião e foram avaliadas soluções técnicas e possibilidades orçamentárias para equacionar a demanda da rede elétrica de alta-tensão para o prédio da referida unidade educacional. De acordo com o diretor, a falta de uma subestação e de uma rede de alta-tensão são dois grandes problemas, uma vez que a unidade está localizada em uma região que não suportaria as necessidades energéticas de um prédio do porte do da Ufal, com laboratórios e climatização. “Foi bastante positivo a gente ter saído daqui com essas respostas. Muito bom, é bom para o Campus, eu me sinto contemplado”, finalizou Agnaldo.

Dilson Ferreira, Superintendente da Sinfra, apresentou uma possibilidade de solução técnica e demandou à empresa responsável um orçamento com estimativa dos investimentos necessários. Para o superintendente, o acompanhamento da reitora, Valéria Correia e do vice-reitor, José Vieira, no que se refere aos investimentos de manutenção e de obras, tem sido decisivo tanto para o Campus A. C. Simões quanto para os campi fora de sede. Além dessas ações, foram avaliados os trabalhos de reparo no telhado do auditório Graciliano Ramos. A empres

a responsável já trocou 15 telhas e recuperou parte da coberta e das instalações do auditório. Entretanto, conforme parecer do engenheiro do campus, a empresa foi comunicada de que será necessário fazer outros reparos. A respeito disto, a empresa responsável, Cony Engenharia, informou a necessidade de um prazo de 30 a 45 dias para a finalização do processo, o que será acompanhado pelo engenheiro responsável, Francisco Texeira.

O vice-reitor, José Vieira, destacou o empenho da Sinfra, tanto de seu superintendente quanto de seu corpo de engenheiros, na busca de soluções técnicas e na execução dos serviços de manutenção e de conclusão das obras em andamento. Cumprimentou também o engenheiro Francisco Texeira, servidor do Campus do Sertão, pelo trabalho de acompanhamento dos serviços de manutenção e obras.

Destacou ainda que “a atual gestão, sob orientação da professora Valéria, mesmo enfrentando um contexto de cortes e de contingenciamento, tem conferido o máximo de esforço para acompanhar as demandas de manutenção, nos campi da Ufal, inclusive o Campus do Sertão”. “Esse esforço também envolve garantir recursos orçamentários e acompanhar o processo de execução dos serviços. Não tem sido fácil, o cobertor tem sido cada vez mais curto, mas seguimos na administração da Ufal,  honrando os compromissos assumidos pela instituição e sem redução ou demissão do número de terceirizados”, acrescentou.

As próximas ações e reuniões para acompanhamento deverão ocorrer em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.