Estratégias do cuidado foi tema da programação do Outubro Rosa no HU

Atividade contou com ação educativa no Projeto social Manda Ver e palestras
Por Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas
04/10/2018 10h28 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
O médico Willian Veiga Hurrtado, do serviço de ginecologia do HU participou da programação

O médico Willian Veiga Hurrtado, do serviço de ginecologia do HU participou da programação

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce e os desafios dos profissionais diante das políticas de enfrentamento da doença, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes realizou nos dias 1º e 2 de outubro, o Projeto Outubro Rosa.

Para o médico ginecologista e professor da Universidade Federal de Alagoas, José Humberto Belmino Chaves, que falou proferiu a palestra Mama através dos tempos, debateu a relação da mulher com essa parte do corpo. “Cada sociedade traz uma valorização para a mama e a nossa preocupação como profissionais é sobre a questão de eleger a mama que a mulher precisa ter, fugindo de uma expectativa de beleza, mas como uma proposta de saúde. Entendemos que nesse momento de empoderamento não como um órgão que ela ponha em risco no processo de intervenções estéticas e dificultar o rastreamento precoce do câncer de mama”, ressaltou.

O médico João Aderbal Raposo de Moraes abordou o rastreamento do câncer de mama em Alagoas e chamou a atenção para a importância da qualidade dos exames para o diagnóstico preciso. “Quando se faz mamografia e citologia de baixa qualidade, há multiplicação de falsos positivos e também a imprecisão do diagnóstico de pacientes que podem ter a doença”, esclareceu.   

A programação contou, ainda, com um panorama do modelo de atendimento do município de Arapiraca, a Coordenação da Atenção Primária de Alagoas e com a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A secretária de assistência social de Maceió, Celiane Rocha, defendeu a importância das ações para além do período da campanha Outubro Rosa e a desmistificação do diagnóstico da doença em mulheres que vivem em vulnerabilidade social.  “A não ida aos exames é o reflexo do temor do médico, que é colocado por elas num pedestal. Então, a aproximação do profissional de medicina junto à comunidade quebra a situação de temor de realização dos exames. Há um reflexo social no câncer de mama, pois a família já sobre durante o tratamento, onde as condições financeiras e familiares se alteram”, apontou a secretária.  

Início da programação

Antes do debate da programação do Outubro Rosa no Hospital Universitário, aconteceu, no dia 29 de setembro uma atividade com as mulheres da comunidade do bairro do Vergel do Lago. A ação social Manda Ver, coordenada pelo médico mastologista Pérsis Araújo de Oliveira, levou informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, além de exame de rastreamento mamário. Houve também apresentação do projeto de extensão Anjos do HUPAA