Entenda como funciona o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufal

Comissão esclarece sobre as dúvidas mais recorrentes
Por João Paulo Rocha - estagiário de relações públicas
05/10/2018 15h47 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Primeira etapa, a de consulta pública, foi concluída em agosto.

Que o Plano de Desenvolvimento Institucional guiará as ações da Universidade Federal de Alagoas entre os anos de 2018 e 2022, todo mundo já sabe, mas você conhece o minucioso e coletivo trabalho existente por trás da elaboração desse documento? Separamos as principais dúvidas sobre o PDI para que todos fiquem ainda mais inteirados sobre sua importância para a nossa universidade.

Simplificando, o que é o PDI?
O PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) é uma exigência nos processos de avaliação institucional. Na prática, consiste em um documento no qual estão definidas as estratégias para atingir metas e objetivos da instituição de ensino superior, considerando aspectos como a filosofia de trabalho, a missão, as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas.

E como o processo é feito?
A metodologia para a elaboração do PDI da Ufal está ancorada na perspectiva de um planejamento democrático-participativo e a execução dos trabalhos estruturada através de uma comissão central, chamada grupo de trabalho. A comissão central está interligada a nove subcomissões e é presidida pela reitora da universidade, Valéria Correia. No PDI, a participação da comunidade é assegurada em três momentos, sendo convidada a discutir, refletir e debater sobre a Ufal que temos, a Ufal que queremos e como chegar na Ufal que queremos.

No que o PDI é baseado?
A construção do documento tem como referência os objetivos estratégicos, que serão escolhidos de acordo com as atividades fim da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Já as atividades meio, as que envolvem gestão institucional, gestão de pessoas, infraestrutura, política estudantil, deverão ter como premissa o alcance dos objetivos estratégicos relacionados às atividades fins. Após definição dos objetivos estratégicos, serão discutidas as ações que deverão ser implementadas pela universidade.

E quais as etapas até a conclusão do PDI?
Na íntegra, para que o documento seja elaborado, a comissão realizará: consulta pública online, consistindo na pesquisa aberta a todos; consulta por unidade acadêmica/campi fora de sede; Fóruns Temáticos, nos quais, a partir da escolha dos objetivos, as subcomissões irão elaborar propostas de ações estratégicas; audiências públicas descentralizadas, dando oportunidade de apreciar a proposta do documento final com os objetivos, ações e metas; finalizado, o documento deverá ser apresentado e apreciado pelo Conselho Universitário (Consuni), e servirá como referência para que as Unidades Acadêmicas e Campi fora de sede também construam seus planos, estes, chamados de Plano de  Desenvolvimentos de Unidade.

Em que momento a comunidade vai discutir as atividades-meio, ou seja, gestão, infraestrutura, política estudantil para os próximos 5 anos?

Uma vez escolhidos os macro-objetivos da universidade, na etapa dos fóruns temáticos. Nesses fóruns as subcomissões irão elaborar propostas de ações para as atividades-meio que implicarão, a curto e médio prazo, em atingir os objetivos estratégicos. Ou seja, serão discutidas propostas para a gestão institucional, gestão de pessoas, infraestrutura e política estudantil, que possam contribuir com a consecução dos objetivos estratégicos ao longo do tempo de vigência do novo PDI.

Como será o modelo dos fóruns temáticos?

A partir da análise dos resultados das consultas online, a comissão central está elaborando um documento que será enviado para toda a comunidade universitária. Nesse documento, além da análise, estarão propostas de ações voltadas para as atividades-meio e finalísticas da Universidade. A partir desse documento, será dado um prazo para que a comunidade possa conhecer, ler e discutir, trazendo suas contribuições para os fóruns temáticos.

E as audiências públicas? Qual é o objetivo?

As audiências públicas, terão como objetivo apresentar a proposta do texto final e consolidar as contribuições da comunidade.

Como serão realizadas as audiências públicas?

Considerando que a Ufal tem três campi, as audiências acontecerão de forma descentralizada: no Campus. A.C. Simões, em Arapiraca e no Campus do Sertão. Isso garante, portanto, a participação e a escuta.

E após as audiências públicas, o que acontece?

A comissão central e as subcomissões, sistematizarão as contribuições oriundas da comunidade nas três etapas de participação e encaminhará o documento ao Consuni. Caberá ao órgão máximo de deliberação da Ufal, decidir sobre o documento, acatando ou realizando modificações e contribuindo com os processos de participação realizados anteriormente.

Essa é a primeira vez que a UFAL realiza uma metodologia de participação nesse formato de modo a garantir um maior envolvimento da comunidade universitária e com a participação de integrantes da sociedade alagoana.