Curso de Dança promove mostra Rastros em Cena

Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
01/10/2018 09h49 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

A licenciatura em Dança vem movimentando a rotina do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas ao promover eventos como resultados práticos das disciplinas nos finais de períodos acadêmicos. Este semestre não será diferente. Será promovida a mostra Rastros em Cena, idealizada por alunos do 7º período do curso e que acontece dias 3, 4 e 5 de outubro.

De acordo com a professora Kamilla Mesquita, Rastros em Cena busca construir e compartilhar resultados cênicos desenvolvidos na disciplina Projeto de Montagem Cênica. “Nosso objetivo é a concepção e a materialização de produtos cênicos em Dança. A turma 2018.1 vislumbra, nesta disciplina, a possibilidade não apenas de vivência destes processos criativos em dança, mas também a oportunidade de um real compartilhamento destes com a comunidade, oportunizando, assim, o acesso do público em geral às pesquisas artístico-acadêmicas desenvolvidas dentro da Universidade”, declarou.

Rastros em Cena terá 11 espetáculos com apresentações nos três dias do evento, na Sala Preta. Dia 3, quarta-feira, às 19h, entram em cena Tátil e Emparedada; dia 4, quinta-feira, haverá dois momentos: às 10h, com Kadosh, O conto do espelho e Como um flash; e às 18h, com Há outros, Yèyé Omo Ejá e Dagô; no último dia, 5 de outubro, o primeiro trabalho será Há outros, às 10h, depois Tátil e Profético, às 16h. E para encerrar, (Amar) Elos Narcisos e Inquietação, às 19h.

Kamilla explica que os alunos foram os protagonistas de todos os momentos para a elaboração e a realização dessa mostra. “A escolha do título do evento, por exemplo, é resultado do desejo de partilha da ‘caminhada’ vivenciada por cada um desses estudantes ao longo de suas trajetórias de formação. Alguns dos ‘passos’ são fixados em escolhas artísticas que compõem os espetáculos em processo. Ao colocarmos em cena essas escolhas, é como se compartilhássemos também alguns ‘rastros’ dessas trajetórias formativas – ‘rastros’ que só se tornam de fato sensíveis quando são postos em situação de partilha com o público”, disse a professora.

O quê: Mostra de espetáculos Rastros em Cena

Quando: 3,4 e 5 de outubro

Onde: na Sala Preta do Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, Centro de Maceió

Horários: manhã tarde e noite