Corpo Cênico da Ufal estreia novo espetáculo

Produção é inspirada no livro Histórias do Sr. Keuner, de Bertolt Brecht
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
08/10/2018 09h37 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Corpo Cênico estreia "O amor à pátria"

A nova produção do Corpo Cênico da Universidade Federal de Alagoas estreia na próxima quarta-feira, dia 10 de outubro. O amor à pátria, inspirada nas Histórias do Sr. Keuner, livro e personagem criados pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, será apresentada na Sala Preta, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, às 17h30. Com duração de 30 minutos, o espetáculo é livre e a entrada é gratuita.

De acordo com o coordenador do projeto, Marcelo Gianini, o espetáculo será apresentação única, mas, posteriormente, o grupo pretende fazer uma turnê pelos campi e unidades da Ufal no interior. “Essa montagem se caracteriza como um work in progress [criação artística em processo], desenvolvida no projeto Performances político-poéticas”, disse Gianini.

Segundo Gianini, por meio de jogos infantis, a performance procura desvelar os jogos de poder e opressão que podem estar por trás de valores como nacionalismo e patriotismo. Logo após a apresentação, o elenco do Corpo Cênico fará um debate sobre o processo de criação desta montagem e sobre os temas tratados em cena.

Corpo Cênico

O Corpo Cênico é um equipamento cultural da Ufal voltado à formação artística, pedagógica e técnica continuada de seus integrantes, à pesquisa, à produção e à difusão anual das artes da cena, incluindo teatro, dança, circo, arte da performance, entre outras. Esse programa de extensão busca promover a produção anual de obras dramáticas e coreográficas clássicas, como também de experimentos cênicos ligados à tradição ou à pesquisa de novas linguagens na arte da cena.

Na edição deste ano o programa contempla os projetos Performances político-poéticas, ligado à licenciatura em Teatro, coordenado pelo professor Gianini, e Corpo em arte: investigações criativas em dança, voltado à licenciatura em Dança, coordenado pela professora Kamilla Mesquita.

Ficha técnica

Elenco: Helena Maria, Diego Oliveira, Lex A.S Dussivaan, Mayko Jeizo, Mario Rodrigues, Emanuelly Góis, Danilo Duarte, Beatriz Oliveira, Vanessa Alves, Evandro J., Emerson Machado, Michelangello Marciel, Saulo Porfírio, Victor Emanoel, Hernandes Braz e Aury Campos. Direção: coletiva Orientador: Marcelo Gianini Texto: Bertold Brecht

O quê: estreia do espetáculo O amor à pátria
Quando: 10 de outubro
Horário: às 17h30
Onde: Espaço Cultural Universitário Professor Salomão de Barros Lima (antiga Reitoria), na Praça Visconde de Sinimbu, 206. Centro de Maceió.