Coletivo de compras incentiva consumo de produtos naturais

Projeto ampliou o convite para toda a comunidade universitária da Ufal que quiser participar
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
09/10/2018 09h46 - Atualizado em 09/10/2018 às 09h48
Produtos podem ser encomendados direto com agricultores e são entregues na feira orgânica da Ufal

Produtos podem ser encomendados direto com agricultores e são entregues na feira orgânica da Ufal

A ideia de consumo saudável e consciente está espalhando na Ufal por meio do Coletivo de Compras de Alimentos Orgânicos e Agroecológicos. A iniciativa faz parte do projeto de extensão Colhendo Bons Frutos: Nutrição e Agroecologia, que já existe há dez anos, mas ganha cada vez mais adeptos com o passar do tempo e da informação. 

“Esta ação se insere no contexto do combate ao uso dos agrotóxicos e o estímulo a práticas agrícolas sustentáveis, que garantam a segurança alimentar e nutricional e o apoio à agricultura familiar”, explicou a professora Maria Alice, da Faculdade de Nutrição (Fanut).   

O Coletivo tem como pilares a agricultura familiar, a agricultura orgânica e agroecológica e o comércio solidário, sempre tentando oferecer um preço justo ao consumidor e ao produtor. O grupo iniciou por uma lista de e-mail com 20 integrantes, incluindo apenas professores e técnicos da Fanut e da Faculdade de Serviço Social, para que os agricultores pudessem organizar o acesso à alimentação de qualidade. 

Agora, já com alguns anos de existência, vem reunindo mais membros, visa atrair novos integrantes que colaborem com a renda dos agricultores e levem para casa produtos de procedência. Com isso, o Colhendo Bons Frutos estendeu o convite para toda a comunidade universitária da Ufal. 

Os interessados devem enviar um e-mail para coletivodecomprascbf@gmail.com, contendo informações básicas, como o nome completo, telefone e unidade acadêmica, setor de trabalho ou estudo. Os que tiverem real interesse serão incluídos em um grupo específico num aplicativo de troca de mensagens, composto por consumidores e agricultores do Coletivo. 

O grupo disponibiliza uma lista de compras e realiza pedidos quinzenalmente.  Os alimentos são entregues aos consumidores às quartas-feiras, na Feira Orgânica e Agroecológica da Ufal, e quem desejar algum produto específico pode fazer encomendas diretamente aos produtores.