Reitora se reúne com membros do Fórum de Saúde Mental

Captação de recursos e pactuação foram os principais pontos

05/01/2018 16h55 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Em reunião, a captação de recursos para o CAPS Escola e Leitos de Saúde Mental no HU foi discutida

Em reunião, a captação de recursos para o CAPS Escola e Leitos de Saúde Mental no HU foi discutida

Izadora Garcia - Relações Públicas

Na manhã desta sexta-feira (5), a reitora Valéria Correia se reuniu com a professora Yanna Cristina Nascimento e representantes do Fórum de Saúde Mental Nise da Silveira. Dentre as pautas, estavam a construção do CAPS Escola (Centro de Atenção Psicossocial) 24 horas e a abertura de leitos de saúde mental no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. Os dois projetos fazem parte da construção da Rede Psicossocial de Maceió e estão em fase de pactuação orçamentária. “Para o HU, nós estamos pactuando 25 leitos. Ou seja, a implantação de um setor que abrigue esses leitos com toda a estrutura adequada. Tratando, também, da questão da desintoxicação de substâncias psicoativas: álcool e drogas”, frisou a professora da ESENFAR e coordenadora do GT de Redes, Yanna Nascimento. 

Na reunião, foi pontuada a necessidade pactuar estrategias junto aos governos Federal, Estadual e Municipal para a captação de recursos. De acordo com a reitora, Valéria Correia, a universidade está comprometida em mediar os diálogos e a articulação política para viabilizar a construção e implantação dessas unidades. A gestão da Ufal defende a luta antimanicomial e o respeito aos Direitos Humanos no tratamento da saúde mental. 

O Fórum Nise da Silveira é articulado por nove representações: Escola de Enfermagem e Farmácia (Ensefar), Instituto de Psicologia, Faculdade de Medicina (Famed), FSSO, Pró-reitoria Estudantil (Proest), Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), representação estudantil, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), com uma psicóloga e uma psiquiatra; e uma representante do Campus Arapiraca - Unidade de Palmeira dos Índios.