Calourada tem programação diversificada para receber novos estudantes da Ufal

Estudantes novatos serão recebidos com atividades culturais, solidárias e sorteio de livros. Aulas terão início na segunda, 22 de janeiro

15/01/2018 16h27 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h12
Calourada ocorrerá entre os dias 22 e 30 de janeiro. Arte: Paulo Araújo - Estudante do Curso de História

Cairo Martins - estagiário de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) preparou uma diversificada programação para receber os novos estudantes do segundo semestre letivo de 2017. A semana de volta às aulas será realizada de 22 a 26 de janeiro, sendo marcada por apresentações culturais, sorteios de livros e ações solidárias.

As atividades terão início às 9h, no dia 22 janeiro, no Auditório Nabuco Lopes, localizado na Reitoria. Após apresentação cultural com dança cigana, a reitora, Valeria Correia, ministrará a aula magna com o tema Somos Todos Ufal: em defesa da universidade pública.

Haverá também a apresentação das Pró-reitorias de Graduação, Estudantil, de Extensão, de Pesquisa e Pós-graduação, e dos Órgãos de Apoio, Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e da Biblioteca Central (BC). Em seguida, serão expostos os representantes do Movimento Estudantil da União Nacional dos Estudantes (UNE) da Ufal, além de sorteio de livros da Editora Universitária (Edufal).

A programação segue nos horários vespertino e noturno, com apresentação cultural do Grupo Afro, às 14h e com o Coco de Roda Xique-Xique, às 19h. Também faz parte da programação um CityTour – Conhecendo e descobrindo a Ufal, passeio pela Universidade onde os calouros irão conhecer o Campus e os setores que compõem a instituição.

Na terça-feira (23), das 8h30 às 16h, acontece a Calourada Vermelha, atividade solidária com doação de sangue e cadastro de Medula Óssea, no prédio na Reitoria. Já na quinta-feira (25), ocorre a Calourada laranja, com a execução de Teste rápido de HIV e distribuição de preservativos, no Centro de Interesse Comunitário (CIC). Durante toda a semana, os alunos deverão ser recebidos em seus horários de estudos pelos coordenadores de curso e Centros Acadêmicos.

“A Universidade Federal de Alagoas se sente feliz em preparar esse momento significativo de acolhimento, e espera que os estudantes compreendam a Ufal como espaço de crescimento acadêmico, desenvolvimento pessoal e profissional. E que vejam a Universidade como uma instituição produtora de conhecimento e que tem compromisso com as políticas públicas, com o desenvolvimento da sociedade e em ser uma instituição socialmente referenciada”, declarou a pró-reitora de graduação, Sandra Regina Paz.

Vale ressaltar que os campi fora de sede, também estarão realizando atividades de acolhimento à comunidade. Confira o calendário

Consulte as programações em anexo