Brinquedoteca é oficialmente inaugurada no Hospital Universitário

Espaço reduz tempo de internação e ressignifica imagem do ambiente hospitalar

04/09/2017 12h56
Brinquedoteca funciona no HU

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), em parceria com a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Ufal inaugurou oficialmente na última quinta-feira (31) a brinquedoteca da Clínica Pediátrica, em comemoração ao aniversário de um ano do projeto de extensão em Ludoterapia. A Teca (Território Encantado da Criança e do Adolescente) funciona desde maio de 2016, fruto da mobilização de profissionais da Clínica Pediátrica em prol da conquista de um espaço que abrigasse a proposta, além do empenho para realizar campanhas de arrecadação de brinquedos.

A equipe explica que o  espaço da brinquedoteca não só minimiza o impacto da hospitalização e adoecimento de pacientes e seus familiares, como propicia a humanização do serviço, estimula o desenvolvimento infantil por meio do brincar, reduz o tempo de internação e dá outro significado à imagem do ambiente hospitalar. Para a superintendente do HU, Regina Maria dos Santos, a institucionalização da brinquedoteca foi um momento importante e resultou no reconhecimento da Gestão sobre os efeitos positivos da Teca no tratamento dos pacientes.

As atividades realizadas na Teca são coordenadas pelas profissionais de Terapia Ocupacional e Psicologia, junto à equipe técnica da Clínica Pediátrica e de estudantes dos cursos de Psicologia e Enfermagem da Ufal.