Seguem abertas inscrições para a 3º Semana Nacional de Filosofia

31/08/2017 10h10 - Atualizado em 01/09/2017 às 18h21
O professor Roberto Machado, da UFRJ, será um dos conferencistas do evento

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Entre os dias 13 e 15 de setembro acontecerá a 3ª Semana Nacional de Filosofia da Ufal, no Campus A. C. Simões, que tem por objetivo apresentar as pesquisas filosóficas realizadas nacionalmente por estudantes e pesquisadores da área. A programação contará com mesas de comunicações científicas, minicursos e conferências, das 13h40 às 21h30 no auditório do Ichca e nas salas de projeto do curso de Filosofia.

Entre os conferencistas e ministrantes, estão os docentes da Ufal Thaynam Bueno e João Dias, que abordarão respectivamente Sêneca, o conceito de clemência e o exercício da razão e A temperatura do corpo no pensamento moderno: notas sobre o projeto cartesiano. Como convidados externos estão o professor Tarik de Athayde Prata, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que apresentará a conferência A problemática da consciência e da subjetividade na atual Filosofia da Mente;  e Matheus Hidalgo, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com a temática Crítica sartreana ao sujeito em “A transcendência do Ego”. Já o docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Roberto Machado, vai apresentar a conferência Michel Foucault: Filósofo e militante.

O professor e organizador do evento, Fernando Monegalha, enfatizou a importância da participação dos estudantes e interessados na temática. “É uma oportunidade única de travar contato com a pesquisa de importantes professores de outros estados, assim como com trabalhos de seus colegas de curso, que apresentarão nas mesas de comunicações”, declarou.

Para participar do evento é necessário preencher a ficha de inscrição disponível aqui e enviar para o e-mail semana.filosofia.ufal@gmail.com, até o próximo dia 4. Os participantes dos minicursos e conferências receberão certificado correspondente às horas das referidas atividades.

Mais informações podem ser conferidas por meio do site do evento