Procuradoria Educacional orienta sobre prazos do Enade

Estudantes e coordenadores do Ciclo 2 devem ficar atentos ao cadastramento e preenchimento de questionário

31/08/2017 10h40 - Atualizado em 13/10/2017 às 13h07
Concluintes do Ciclo 2 têm até 26 de novembro

Diana Monteiro - jornalista

Alunos concluintes do bacharelado das Ciências Exatas e áreas afins que realizarão a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), em novembro deste ano, têm até o dia 26  do citado mês para realizar o cadastramento. A Procuradoria Institucional Educacional (P.E.I) da Universidade Federal também alerta ainda às coordenações do Ciclo 2, que o prazo para o preenchimento do Questionário do Estudante transcorrem até o dia 26 de novembro.

O questionário compõe 15% do Conceito Preliminar do Curso (CPC), cuja nota é divulgada um ano após a realização do Enade e define se o curso terá ou não o seu ato regulatório de oferta renovado. Já a nota do Enade é a média ponderada das notas padronizadas do respectivo curso de graduação em Formação Geral e Conhecimento Específico, sendo 25% o peso de FG e 75% o peso do CE.

Segundo o procurador Institucional Tiago Cruz, a atual gestão da Ufal tem buscado, como uma das diretrizes, consolidar os processos de avaliação estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) sem desconsiderar o contexto econômico que passam as universidades e, que impactam nos indicadores, especialmente de infraestrutura. “Contamos com o empenho de todos para a elevação dos indicadores da Universidade”, disse.

Sobre o processo de participação no Enade, o procurador complementa: “É importante que as coordenações conversem e orientem os estudantes  sobre o preenchimento do questionário e, se possível, agendem, por meio de um cronograma interno no curso, para o encaminhamento e efetivação do processo. Ele destaca que é importante, para mais conhecimento sobre o questionário, acessar aqui.

Nota Técnica

Sobre a Nota Técnica da Procuradoria Educacional Institucional/2015, que trata do processo de composição do Conceito Preliminar do Curso (CPC), Tiago Cruz aproveita para dizer que o objetivo foi apresentar os Indicadores de Qualidade da Universidade Federal de Alagoas divulgados pelo INEP em 8 de março de 2017, assim como destacar alguns apontamentos aos gestores da IES, aos membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), colegiados dos cursos, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Comissões de Auto Avaliação (CAAs) das unidades/campi do Ciclo 3 sobre os indicadores divulgados.

O procurador complementa dizendo que a apresentação traz ainda elementos comparativos a 2012, quando foi feita a penúltima avaliação do referido Ciclo 3 avaliado em 2015, o qual gerou os indicadores divulgados recentemente. Quanto às informações sobre o Recredenciamento/Avaliação da Ufal o procurador diz que podem ser conhecidas por meio do seguinte link: http://www.ufal.edu.br/ pei/recrdencimento-ufal.