Ufal é representada com imortais na Academia Alagoana de Educação

Cadeiras da Acale são ocupadas por representantes da Universidade e reitores honorários

02/05/2017 12h13 - Atualizado em 04/05/2017 às 11h10
Membros fundadores da Acale foram empossados na última sexta-feira (28). Foto: Ascom Semed

Manuella Soares - jornalista

O compromisso da Universidade Federal de Alagoas com a educação pública, gratuita e de qualidade há mais de meio século foi reconhecido na solenidade de posse dos membros fundadores da Academia Alagoana de Educação, na última sexta-feira (28). Professores e ex-professores da Ufal agora são imortais da Acale, instituída, em março, como associação cultural e educacional sem fins lucrativos.

O vice-reitor, professor José Vieira Cruz, foi empossado como imortal, ao lado da pró-reitora de Graduação, Sandra Regina Paz. Ele comemorou a homenagem num dia que representou a luta da população por direitos, durante as manifestações em várias cidades do país. “A população brasileira fez seu desejo de mudança ecoar em diversos rincões. Como um dos membros fundadores [da Acale] compreendo a responsabilidade e o desafio de continuar meu compromisso de trabalhar pela educação, pelo humanismo e pelo desenvolvimento do país a partir de Alagoas”, destacou Vieira.

A pró-reitora Sandra Paz reafirmou que “o compromisso e a responsabilidade, agora, aumentaram com o estado de Alagoas. Território geográfico repleto de pessoas que aprendemos a amar, cuidar e zelar, seu bem maior e mais precioso”.

Também foram imortalizados pela Acale três reitores honorários da Ufal: Fernando Gama, Delza Gitaí e Ana Dayse; os professores Pablo Viana, atual secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Élcio Verçosa (Cedu), Maria Aparecida (Ichca), Elvira Barreto (Serviço Social), além de outros nomes formados pela Ufal. “Todos tinham no currículo a Ufal como referência, demonstrando a grandiosidade da Universidade que dirigimos. Ter entre os Acadêmicos Imortais o vice-reitor, José Vieira e a pró-reitora, Sandra Regina, é motivo de orgulho e reconhecimento da nossa Gestão”, destacou a reitora Valéria Correia, que participou da cerimônia.

A solenidade de posse foi no Auditório Virgínio Loureiro, no Centro de Convenções, e também contou com a presença da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, representando o ministro Mendonça Filho.

Segundo o estatuto, a finalidade da Academia é desenvolver estudos e pesquisas, definição e interpretação dos fatos, fenômenos e problemas da educação e ensino na sua acepção geral, competindo-lhe, como órgão de cooperação cultural, consultas, incentivos, promoções e realizações no campo educacional. Com a adoção de iniciativas que signifiquem preparação pedagógica ativa para a vida social, além de consultoria sobre assuntos educacionais.