Cied realiza 2º Encontro Estadual de Coordenadores UAB em Alagoas

Em pauta as perspectivas da EAD para Alagoas e a avaliação dos polos

29/05/2017 17h19 - Atualizado em 30/05/2017 às 15h14
Evento trabalhou a qualidade do ensino a distância na Universidade

Thamires Ribeiro – estagiária de jornalismo

A Coordenadoria Institucional de Educação à Distância da Ufal (Cied) realizou, nesta sexta-feira (26), o 2º Encontro Estadual de Coordenadores de Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Alagoas. O encontro contou com a presença de coordenadores, secretários, servidores administrativos das prefeituras e instituições envolvidas com os polos UAB.

O encontro, que durou o dia inteiro, teve início com a mesa-redonda Perspectivas do EAD em Alagoas, composta pela docente Elza Maria, do Centro de Educação da Ufal (Cedu), e o professor Claudio Milito, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Ufal (Feac).

Durante a tarde, o tema foi Avaliação nos polos: a percepção do coordenador e do avaliador, discutido pelo professor do Cedu e avaliador do Inep, Luiz Paulo Mercado, juntamente com o coordenador do polo UAB de Olho d’Água das Flores, José Rubens. Para finalizar, foi realizada uma roda de conversa entre os coordenadores.

De acordo com a técnica em assuntos educacionais do Núcleo de Acompanhamento de Polos e Cursos (Napc), Pollyanna Bernardes, esse evento que acontece anualmente, “visa trazer os coordenadores do Polo UAB para mais próximo da Cied, e consequentemente para mais perto da Ufal. Estimulando assim, uma troca de informações, tanto da Cied para com os coordenadores, quanto dos coordenadores para com a Ufal”.

Ilson Soares, técnico em assuntos educacionais do Napc, afirma que “a importância não é só trazer os coordenadores da UAB aqui, mas ouvi-los também. Assim teremos uma troca de conhecimentos, e saberemos o que eles precisam e pensam sobre o tema”. Bernardes complementa, “É necessário sempre trazer temáticas referentes ao cotidiano do polo, para que a troca seja cada vez mais rica. É de grande serventia também para atualizar o que está acontecendo no cenário da Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), no cenário político do país, e na realidade que eles estão vivendo”, conclui.

Segundo a organização, o evento buscou trabalhar a melhor qualidade da EAD na Ufal, visando sempre o bem-estar do aluno e a qualidade do Ensino à Distância de Alagoas.